UX, Experiência do Usuário, diz respeito ao relacionamento do cliente com um produto ou serviço desde antes da compra.
Investir em UX não é algo que apenas grandes empresas fazem. Investir nesta área é muito mais fácil para pequenas empresas e pode ser o diferencial do negócio perante as maiores.
Imagine que você é dono de um hotel e para se diferenciar você começa a fazer pequenas mudanças no atendimento ou na comodidade do seu cliente. Isso influencia a percepção e muda a experiência do cliente sobre o seu negócio, podendo vir conquistar a indicação de seus amigos e familiares. Hoje, pequenas atitudes são amplamente divulgadas em redes sociais, conforme abaixo:
Como posso oferecer uma boa experiência ao meu cliente?
1º Pense na expectativa do seu cliente. Estudos mercadológicos e pesquisa de benchmarking podem te ajudar no início desta pesquisa.
2º A partir dos dados coletados, comece a gerar hipóteses, prováveis soluções para atender essa expectativa.
3º Comece a materializar essa hipótese. Crie um MVP, minimum viable product ou produto mínimo viável, que dê para testar. Seja uma nova solução no seu atendimento ou um novo layout, teste com alguns clientes e colha feedbacks.
4º A partir dosfeedbacks coletados, se necessário, ajuste seu produto/serviço.
5º Acompanhe o resultado semana a semana ou mês a mês. Faça novamente esse processo sempre que necessário
Cases de UX
Exemplos de cases de hotéis que ofereceram pequenos diferencias que ‘viralizaram’ na internet.
O que você faria se encontrasse uma placa assim debaixo da sua cama?
E se chegasse um mini robô à sua porta entregando o seu pedido?
Este hotel tem um botão de elevador no corredor, quando você chegar até lá haverá um elevador esperando por você.
Um hotel disponibilizou um celular totalmente gratuito que você pode levar com você pela cidade durante a sua estadia.
E aí gostou? Siga nossas dicas e sucesso aos seus negócios!