O ano mal começou, mas um fato é certo: a grande maioria das empreendedoras já definiu suas metas para 2021 e, a fim de cumpri-las, buscam fórmulas e mais fórmulas de produtividade. Afinal, ainda recai sobre a mulher (até quando?) a cobrança por ser multitarefa, em que ela deve ser uma excelente profissional, indivíduo, mãe, parceira (se estiver em um relacionamento), filha, amiga, entre outros.
Diante de tantas tarefas e responsabilidades, é normal que várias metas deixem de ser prioridade. Estas pendências geram em nós a sensação de que somos preguiçosas e não produzimos tudo o que gostaríamos e deveríamos.
Mas a coach em alta performance e master em programação neurolinguística Jurema Goetz [conheça a trajetória dela aqui] desmistifica a cobrança exacerbada pela produtividade e ainda elenca seis dicas simples e práticas para produzir mais a partir de hoje.
Hábito pré-histórico
Antes, porém, é preciso definir o que é produtividade: “É ser produtiva a ponto de não estar sempre ocupada, mas fazer o que precisa ser feito com menos esforço”, exemplifica a especialista, que defende ainda a busca pelo autoconhecimento e equilíbrio em todas as áreas da vida.
Vale ressaltar também que procrastinação não é de todo mal e teve sua função biológica. “Trata-se de uma estratégia natural do ser humano, que ainda relaciona a economia de energia à sobrevivência. Na pré-história, era preciso poupar energia para gastá-la na hora da caça”, conta Jurema.
Ela ressalta ainda que a procrastinação nos dias atuais nada mais é que a fuga da dor para desfrutar de um prazer momentâneo. Mesmo assim, temos de aprender a conviver com ela, mas não se deixar pelo costume de postergar tarefas.
Trabalhe melhor
Assim, confira seis ações para colocar em prática hoje e se tornar mais produtiva.
1- Ter um bom motivo
Jurema observa que quando a procrastinação vem, refletir sobre a importância da tarefa que estamos postergando vai fazer com que a pessoa não adie e nem desista do objetivo.
2- Deixe de abraçar o mundo
“Como mulheres, temos sim a facilidade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Isso é fato. Porém, já foi comprovado cientificamente que se o foco da nossa atenção for muito alternado, teremos maior dificuldade de ter eficácia nos nossos resultados, além de nos sobrecarregarmos mais e trazermos mais estresse para o nosso dia a dia”, pontua Jurema Goetz.
3- Diga não
Além de deixar o ímpeto de abraçar o mundo, recomenda análise sobre o momento do nosso negócio. A partir de então, podemos eleger prioridades e dizer não às tarefas e convites que não são urgentes.
4- Aprenda a delegar
Muitas vezes nos sobrecarregamos, querendo abraçar o mundo, e não nos damos conta de que há tarefas que podem ser delegadas. Desta forma, podemos focar no que exige nossa maior atenção, habilidade ou esforço.
5- Divida grandes tarefas em pequenas etapas
“Dividir uma grande meta em pequenas etapas facilita bastante a conquista dos objetivos”, recomenda a especialista.
Isso porque, ao olhar um objetivo muito grande, a empreendedora pode se sentir ameaçada ou incapaz de atingir conquista tão expressiva. Por isso, ao dividir a meta, a pessoa enxerga que esta progressão cabe no dia a dia.
6- Não busque a perfeição
Aqui vale a máxima: feito é melhor do que perfeito. “Prorrogamos o que precisa ser feito, com a intenção de entregar o melhor e esquecemos de que sempre haverá algo a ajustar. Neste caso, faça, aja e realinhe quando entender e perceber que precisa de melhoria e siga em frente”, conclui Jurema Goetz.
Lives
Se você gostou das dicas da Jurema Goetz, siga o perfil dela no Instagram. Lá, ela realiza lives sobre autoconhecimento, alta performance e produtividade.