Ser uma digital influencer tem várias vantagens: parcerias com empresas, posts patrocinados, convites para eventos, audiência cada dia maior, além da possibilidade de engatilhar projetos pessoais. Não à toa, mais e mais pessoas sonham em conquistar rapidamente m número expressivo de seguidores, mas tal feito não é para qualquer um. Ainda que muitos influenciadora comprem seguidores, mantê-los fiéis não é tarefa simples. E esta tarefa Cléo Oliveira conquistou espontaneamente.
Paranaense, Cléo se mudou com a família ainda pequena para São Paulo. Gerente financeira de um supermercado há 17 anos, ela trabalhou também em uma gráfica e operadora de caixa. Porém, agora ela investe na formação em personal organizer, a fim de trocar o mercado corporativo pelo empreendedorismo e, assim, “passar mais tempo com os filhos”.
E, para tal transição, ela já conquisto um grande feito: reuniu 65 mil seguidores no Instagram De Casa Limpa. “Quando me casei, pensei que só teria um filho. Porém, ao descobrir a gravidez de gêmeos, percebi que o quarto do bebê comportava apenas os dois berços e um guarda-roupa. Queria me mudar para um apartamento, mas meu marido quis investir na ampliação da casa. Assim, para driblar o meu descontentamento, comecei a publicar informações referentes à reforma e a como manter a casa limpa no Instagram. E muitas meninas se identificaram”, comemora.
Maria, Maria
Cléo se descreve como a típica mulher brasileira, que batalha todos os dias, cuida da casa e da família, mas também não esquece de cuidar dos interesses pessoais e crescimento profissional. Por isso, ela investe pesado no planejamento da rotina, para realizar as tarefas domésticas durante a semana e ter tempo livre para curtir a família aos finais de semana. “Para fazer os serviços de casa, tem que ter amor. Amo o meu lar e gosto de cuidar das coisas que suei tanto para conquistar. Gosto de cuidar e valorizar o que tenho. E sinto que todo carinho que entrego na minha casa se transfere para a minha família.”
Ser fidedigna é uma das grandes apostas da gerente financeira. “Criei o canal em junho de 2015. Quanto mais eu posto, mais as meninas querem. Acho que o segredo é que dou muitas dicas, sempre dicas simples. Também mostro os móveis que tenho há anos e mostro para elas como os conservo”, orgulha-se.
Outro fator que impactou o número de seguidores da digital influencer foi o convite para participar de uma entrevista em homenagem ao Dia da Mulher. “Uma jornalista mostrou seis perfis de donas de casa que deveriam ser seguidos. Isso ajudou bastante.”
Como dica para quem quer fazer sucesso nas redes sociais, Cléo sugere cautela. “Primeiro a mulher deve ser verdadeira e dispor de tempo. Também não abro muito a minha vida pessoal e só posto o que acho conveniente. Ainda é preciso ponderação, porque recebo muitas críticas construtivas, mas muitas destrutivas também”, acrescenta.
Próximos passos
Para investir na nova carreira, Cléo conta que está reservando dinheiro para investir no próprio negócio, além do foco inicial de oferecer serviços para família e amigos. “Meu sonho hoje é ser reconhecida como personal organizer e ajudar a minha família. Mas não penso apenas em dinheiro, quero ser lembrada pela contribuição que dei às seguidoras e que este seja um reconhecimento sincero, de coração”, conclui ela, que já é procurada por marcas para fazer posts patrocinados.