Com o índice elevado de desemprego ou até mesmo mulheres que optaram em trabalhar em casa, para ficar mais perto dos filhos, houve um aumento crescente de migração para a área da confeitaria. Conseguimos encontrar nesse nicho desde engenheiras, advogadas, médicas ou até mesmo mulheres que já eram donas de casa, mas não tinham uma independência financeira.
A pergunta que fica é: posso ou não posso montar uma linha de produção, na cozinha de minha casa? Vem que eu te ajudo!
Inicialmente, quero dizer que montar um comércio de alimentos na sua casa é completamente ilegal. Mas veja bem: comércio é uma coisa e produção é outra coisa.
Ter um comércio é você abrir as portas de sua casa, para que o cliente faça o consumo de alimentos, como lanchonete, cafeteria entre outros. Para isso você precisa ir até a prefeitura de sua cidade, informar sobre essa vontade e a partir daí irão auxiliar sobre todo o processo.
Produtos artesanais
Produção é você atender somente por encomendas e ter produtos a pronta entrega. O cliente somente os retira na sua casa ou você mesma se encarrega da entrega.
Para iniciar essa produção, é preciso fazer algumas adequações a sua cozinha. Todos os utensílios e geladeira deverão ser separados, dos que são usados na casa por sua família. Nada de fazer os recheios e docinhos, usando a mesma colher ou panela que faz o arroz, bife e feijão. Além de ter o agravante de os doces ficarem com o gosto dos temperos, teremos uma contaminação cruzada (transporte de microrganismos de um alimento para outro, não contaminado).
Quanto à geladeira, os doces em geral principalmente os chocolates são bem delicados e rapidamente absorvem o sabor da cebola e demais itens que estejam refrigerados.
Espaços separados
Se sua casa tiver um quarto vago ou uma despensa, indico para que use esse cômodo para armazenar matérias-primas. Além de ficar tudo organizadinho, seu estoque não fica no mesmo local onde ocorre a produção.
Se você não tiver esses espaços à disposição, aconselho a não fazer uma estocagem muito grande de matérias-primas, por conta do espaço físico e logística. Compre somente o necessário para a produção semanal.
Preze pelo profissionalismo
Como você estará trabalhando em sua casa, tenha em mente que é seu trabalho e para isso a organização, tanto de horários e quanto do ambiente, deve ser primordial. Converse com seus familiares, explicando que não podem ficar entrando e saindo da cozinha, colocando a mão ou querendo experimentar de um a tudo. Animais de estimação também não podem ficar transitando dentro da casa, por conta dos pelos.
Higienização em primeiro lugar
Use toucas, papel toalha ao invés de panos de pratos, detergentes neutros e álcool em gel. A esponja que lava a louça da casa deve ser diferente da esponja utilizada para lavar os utensílios. O ideal é descartar a esponja ao final de cada dia. Você também pode higienizá-la no micro-ondas, mergulhada na água com água sanitária por 20 minutos na potência média. Após esse processo, enxágue-a bem.
No momento da produção, nada de usar anéis, alianças, relógios pulseiras, brincos, unhas grandes e esmaltadas.
Capacitação
Para um conhecimento maior sobre manipulação de alimentos, o Sebrae tem cursos on-line sobre o assunto e o site da ANVISA disponibiliza gratuitamente apostilas com diversas orientações.
Seu estoque merece também uma atenção especial: não é igual ao filme a Fantástica Fábrica de Chocolate, onde cada um consome o que quer na quantidade desejada. Seu estoque vale muito dinheiro e se não for usado com responsabilidade, com certeza acarretará grandes prejuízos no final.
Com todos esses detalhes organizados, podemos seguir para a próxima etapa do negócio, que é produzir e iniciar com as divulgações.
Boa Sorte, boas vendas e sucesso!
Abraços