Colunas

Inspiração: sete ideias de negócios criados para mudar vidas

Empreendedorismo social é um pouco parecido com caridade? Ambos visam ajudar os pobres. Os dois podem envolvem doações. Ambos podem ser feitos individualmente ou em grupo. Mas, como empreendedora social, você pode usar e aprimorar suas habilidades de gerenciamento, movimentar a economia, gerar empregos e educação para seus colaboradores. Você também está ajudando, sem fazer com que os destinatários se sintam menores.

Um dos principais capitais de uma empresa social é a ideia que pode escalar para ajudar aos outros por um preço mais competitivo. Para financiamento, o empresário sempre pode usar suas economias, tentar crowdsourcing ou ainda buscar investidores sociais ou programas de aceleração, a exemplo da Artemísia e da Yunus Negócios Sociais. Quanto às ideias, você pode se inspirar nestas sugestões que foram destaques recentemente.

Filtro de água

Algumas comunidades pobres não têm acesso a água. Isso os torna mais propensos à desidratação. Muitos deles fazem poços profundos. Mas essa solução também está em risco de contaminação.

A entrega de água pode resolver seu problema. No entanto, pode ser caro devido ao uso de combustível e taxas de entrega. Um filtro de água é mais ideal. Pode ser um sistema fixo ou um dispositivo portátil.

Fogão portátil

Fogões portáteis podem beneficiar os viajantes e os pobres. Para este último, você os ajudará a evitar problemas respiratórios causados pela inalação de fumaça da queima de madeira. Fogão portátil pode ser alimentado por uma bateria recarregável que leva você para a próxima idéia:

Carregador portátil

Powerbanks vem à mente quando você pensa em carregadores portáteis. Muita gente usa isso para seus dispositivos extravagantes. Mas para aqueles que não têm acesso à eletricidade, um carregador portátil pode significar muito mais.

Essa ferramenta permite recarregar lâmpadas, fogões e aquecedores movidos a bateria. Quanto à fonte de energia do carregador, pode ser solar, eólica ou até mesmo mecânica. Aproveitar a energia renovável para abastecer uma pequena aldeia é outra ideia de empreendedorismo social.

Almofada Sanitária Reutilizável

Mesmo em países desenvolvidos como os EUA, algumas mulheres ainda não podem comprar produtos femininos básicos. Isso faz com que muitas garotas fiquem em casa e percam algumas atividades durante seus períodos.

Produtos como copo menstrual e almofadas laváveis são as respostas para o referido problema. Entre os dois, o último é melhor porque sua produção é mais simples e mais ecológica. O desafio é como mantê-los limpos após vários usos.

Topper Orgânico Colchão

Comprar um chapéu de coco é mais barato do que comprar um colchão novo. Também chamados de almofadas de colchão, eles podem ser usados para camas antigas e novas para conforto ideal. Esses materiais também podem facilitar a limpeza. Para os menos afortunados, o colchão pode servir de cama. É uma alternativa mais saudável e confortável para dormir no chão.

Mercado on-line para produtos fabricados localmente

Uma empresa social também pode oferecer serviços, não apenas vender mercadorias. Este serviço pode assumir a forma de um mercado online. Produtos feitos localmente estão entre as coisas que você pode oferecer em tal mercado. Existem lojas físicas em algumas comunidades para que os moradores vendam seus produtos aos turistas. No entanto, é um grande problema quando os turistas são raros na área.

Para ajudá-los a alcançar mais compradores em potencial, um mercado on-line é uma opção melhor. Estar online também ajuda a promover a comunidade local. Também é uma boa ideia ensinar os adolescentes a configurar e operar as lojas no mercado.

Oficina Móvel

Uma oficina móvel pode ajudar os pobres de duas maneiras. O primeiro é oferecendo serviços de reparo e alugando ferramentas a um preço baixo. A segunda maneira é treiná-los e contratá-los para realizar consertos, ferramentas elétricas e equipamentos para outras pessoas.

Muitos produtos de tecnologia hoje são feitos para uso único. Em vez de corrigi-los quando estão com defeito, os usuários os descartam. Ao ter um workshop móvel, você inspira outras pessoas a consertar e reutilizar o que pode ser consertado.

Com Silicon Minds

Camila Bez

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação e do empoderamento econômico.

Você também vai gostar de

Posts populares