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Como usar as redes sociais para vender doces?

Você já leu nossos artigos anteriores, já começou a colocar em prática, mas está paralisada com a vergonha de como oferecer e vender seus produtos por ai?! Leia as dicas abaixo, porque temos um plano B.

Sei que nem todas as pessoas têm a facilidade da comunicação. Paralisam só em pensar em ter que abordar alguém para explicar o que quer seja, não têm o poder de persuasão e não lidam muito bem com o ‘não’.

Conheço pessoas que, até por conta da necessidade, enfrentaram a vergonha e saíram rumo às vendas, mas foram derrotadas no caminho pelo primeiro não que levaram.

Conheça sua praça

Sabemos que devemos estar onde o possível cliente esteja, como nas praças, feirinhas, mercados, salões de beleza, filas, pontos de ônibus, pois esses locais concentram grande quantidade de pessoas, que se forem abordadas corretamente, experimentarem seu produto e gostarem serão seus clientes.

Mas a dica eu quero deixar hoje é tanto para quem sofre com a timidez quanto para quem é super comunicadora e vende até água no deserto. Precisamos usar e abusar da tecnologia e investir nas redes sociais e aplicativos. Imagine que você saiu com sua produção, conseguiu vender boa parte dela, mas não deixou nenhum contato, para que o cliente te encontre se quiser comprar seus doces novamente.

Invista em cartões de visita ou panfletos, que devem apresentar todas as informações de praxe, como nome, telefones e e-mails, além do endereço de suas redes sociais e sites.

Vendas on-line

As redes que indico e que se bem trabalhadas, geram um bom retorno são:

Facebook (fanpage): A fanpage é uma página própria para as empresas divulgarem seus produtos. É bem completa, dando assim a oportunidade de em um único lugar colocar todas as informações possíveis como endereço com localização, telefone, faixa de preço, fotos dos produtos com as descrições entre outros. Nas últimas atualizações que ocorreram, agora é permitido você ter uma lojinha, com um link direcionado para o seu site, que dá a oportunidade de o cliente fechar a compra pela página.

E o mais importante: tudo é gratuito e pode ser acessado tanto do computador quanto pelo celular.

Mas atenção: a fanpage não é o perfil pessoal ao qual você já usa. Vejo muitas pessoas usando o próprio perfil para essa divulgação e não recomendo. Não é legal você misturar as suas fotos pessoais, de você de biquíni em um belo dia de sol na praia bebendo aquela cervejinha, com as fotos dos seus produtos. O cliente não quer e nem precisa saber desses detalhes, podem acreditar nisso.

Instagram: Uma rede social, que no meu ponto de vista é até mais acessada e mais limpa que a fanpage, visto que foi criada mesmo para divulgação de boas fotos. Criá-lo é bem fácil e rápido, bastando apenas preencher um formulário ou acessar usando a sua conta do Facebook.

Tivemos há um tempo uma atualização também, que permite que as empresas mudem o perfil de pessoal para comercial. Por lá você consegue postar fotos, vídeos, comunicar com seus seguidores e acoplar um link que direciona as pessoas para seu WhatsApp.

Comunicação instantânea

A outra opção também conhecida por todos é o aplicativo WhatsApp, que recentemente foi liberado o WhatsApp Business, para uso das empresas.

Por esse aplicativo, podemos enviar fotos, orçamentos, cardápios, divulgar em quais locais estaremos. Enfim, são vastas as possibilidades. Pode também ser criado grupos para divulgações, que atendam nichos diferentes. Só peço que se atendem na periodicidade do envio de mensagens, porque a prática pode ser considerada incômoda e é o número 1 em reclamação das pessoas.

Não seja intransigente, ao ponto de obrigar alguém a te bloquear, por não aguentar mais suas abordagens. Para isso temos a lista de transmissão, em que poderá enviar a mesma informação, para o maior número de pessoas ao mesmo tempo, porém em separado e assim se alguém quiser fechar a compra ou solicitar informação somente você terá acesso e não o grupo todo.

Acredite: investir em divulgação on-line pode te trazer vários benefícios, já que além de aumentar suas vendas, ainda faz com que você economize tempo, visto que não precisará sair todos os dias para vender seus produtos. Assim, além de dar maior atenção à produção, você também consolida uma imagem bem profissional nas redes.

Desejo a você, bons negócios, boas vendas e sucesso!

Abraços

Roberta Ventes

Formada em Técnico em Nutrição com especialização em Microbiologia em alimentos, empreendedora e proprietária da confeitaria artesanal Confraria da Gula, há 16 anos. Espera agregar e ajudar a várias 'Marias' a dar seguimento em suas vidas e a se encontrarem na área de alimentação.

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