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Melhor estratégia para vender na internet: quantidade ou variedade?

Para você que está começando agora, montando seu estoque inicial para vender na internet, surge a dúvida sobre o fazer: comprar um grande volume de um mesmo produto ou uma grande variedade de produtos e poucas unidades de cada um? É melhor ter quantidade ou variedade?

Sei que muitas de vocês estão planejando montar seu e-commerce. Quem já trabalha com loja física, trabalha com a lógica da variedade. O cliente entra na loja e quer variedade. E no e-commerce é assim que funciona também?

No início, a sua loja ainda não é conhecida, não tem acessos, visitas e tráfego. Você precisa definir um foco, uma, ou as principais categorias para começar a trabalhar. Quantidade e não variedade é o segredo para começar no e-commerce. Assim, você começa uma campanha muito mais focada, google shopping, google adwords, SEO, blog, facebook ads, influenciadores digitais. Quanto mais campanhas, mais você irá vender. Essa é a estratégia mais inteligente. Quantidade, e não variedade. A cada venda você irá aumentar a sua base de clientes. Aí você pode fazer uma campanha para aqueles que já são seus clientes e começar a vender novos produtos.

Começo

Essas dicas são importantes para que você inicie do jeito certo, conseguindo de forma mais rápida obter resultados, já que o e-commerce oferece muitas oportunidades para quem quer empreender. O faturamento de lojas virtuais, em 2017, foi de R$ 47,7 bilhões. Isso representa aumento de 7,5% em relação a 2016, quando o setor registrou R$ 44,4 bi, segundo a pesquisa Webshoppers (2018).

Temos vários exemplos de sucesso com o início das vendas focado na quantidade e, não variedade. Podemos destacar nossa empresa cliente que vende bicicletas e acessórios para ciclistas. Inicialmente, vendia apenas três tipos de acessórios. Após conseguirem rentabilidade e muitos clientes, vendem com sucesso bicicletas e vários tipos de acessórios, com faturamento mensal de, em média, R$ 50 mil. O que quero destacar é que você deve iniciar com a estratégia correta: pouca variedade, em grande quantidade.

Monoproduto

Lembre sempre que ao utilizar a internet como um canal de vendas, você garante maior facilidade e conveniência para seus clientes, gera um modo barato de aumentar a exposição de sua marca e cria um ponto de venda online que fica disponível 365 dias do ano, 24 horas por dia.

Diferente dos meios tradicionais, o marketing de massa, aquele que alcança muitas pessoas ao mesmo tempo, não funciona bem na internet. Para ter sucesso, independente da área de atuação, sua loja virtual deve focar em subcategorias de mercados. O que isso significa? Que você deve focar em um nicho específico.

Estabelecido o nicho, concentre-se em quem é a sua persona ou o  seu avatar.

Vamos lá:

  • Faça o planejamento, que envolve: gestão, estrutura e tecnologia.
  • Defina os canais de vendas: loja virtual, redes sociais, marketplaces, blogs. Você pode utilizar apenas um dos canais, ou todos eles.
  • O e-commerce funciona para qualquer produto, acredite.
  • Os principais recursos para o início do seu e-commerce deverão ser dedicados a conhecimento, estrutura digital, estoque inicial de produtos, e, principalmente, marketing digital.
  • Ferramentas que irão lhe auxiliar na trajetória como empreendedor digital: google trends, google alerts, google adwords, SEO.
  • Elabore o planejamento utilizando o Business Model Canvas.

O consumidor é omnichannel, ele está tanto no ambiente físico, quanto no ambiente digital. Para que você possa vender, é fundamental a presença digital.

Espero que essas dicas tenham ajudado você e se quiser saber mais, acesse nosso site:

https://getcommerce.com.br/ ou encaminhe um e-mail [email protected]

Josele Delazeri

Graduada em Administração e Sistemas de Informação, Josele Delazeri também é mestre em Engenharia de Produção e tem longa experiência e formação em negócios. Aqui no Voa, ela vai falar sobre e-commerce, com dicas e estratégias para você vender muito mais na internet.

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