Colunas

Um mercado que mia alto

Os amantes de gatos estão em busca de novidades para seus bichanos. Sua empresa está pronta para conquistar esses clientes?

Se antes os bichanos levavam fama de independentes, desapegados e até esnobes, os gatos estão conquistando a realeza e devem ultrapassar o número de cães em breve. Segundo levantamento feito pelo IBGE, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), a população de felinos cresce 8% ao ano e já soma mais de 22 milhões de pets só no Brasil.

Cada vez mais, os donos estão se preocupando com a qualidade de vida dos gatinhos, o que incluiu evitar as famosas escapadas e mantê-los livres de acidentes nas ruas, doenças e outros perigos. Com maior convivência no ambiente interno, os gatos têm mostrado também que são altamente adaptáveis e gostam, sim, de uns bons mimos.

Novas demandas

Além disso, a falsa ideia de que gatos “se viram” e não precisam de cuidados também já caiu por terra. Por isso, aumenta a busca dos seus tutores por tratamento veterinário adequado, supervisão constante durante viagens e atividades que permitam a eles gastarem energia em ambientes internos. Se a sua empresa tem esse tipo de cliente na mira, fique de olhos em alguns produtos e serviços que já se tornaram tendência entre os gateiros:

Gatificação de ambientes: gatos precisem de lugares onde possam escalar, arranhar e se esconder. Essas três atividades permitem a eles exprimirem comportamentos naturais da espécie, trazem bem-estar e melhoram a convivência com os outros integrantes da casa, sejam humanos, caninos ou de outra espécie. Empresas que fornecem arranhadores, tocas e prateleiras que possam ser habitadas pelos gatos com segurança são a grande aposta do momento.

Brinquedos de enriquecimento ambiental: Gatos são caçadores por natureza e precisam de estímulo para se manterem ativos. A caça também aumenta a atividade física e evita a obesidade. Por isso, o básico ratinho de pelúcia não costuma ser suficiente. Brinquedos que permitam a eles caçarem petiscos e gastarem energia mental são uma ótima pedida.

Babá de gatos: o serviço de cat sitter (ou babá de gatos) ajuda a acalmar os bichanos durante as viagens de seus tutores. Como são territorialistas, os gatos não costumam se sentir bem fora do seu ambiente, daí a necessidade de ter alguém atendendo em domicílio para que eles tenham comida, higiene, brincadeiras e carinho. Esse tipo de serviço evita o estresse o animal na ausência dos donos, demarcação de territórios, destruição de objetos e até mesmo o aparecimento de doenças por baixa imunidade – consequência de longos períodos sozinho.

Ana Vercesi

Ana Alice Vercesi é jornalista que descobriu que se comunicava tão bem com os bichos quanto com as pessoas e escorregou para o empreendedorismo ao criar a Cão Vivência, uma empresa que oferece serviços de bem-estar e comportamento baseados na confiança e na diversão. Hoje tem como missão de vida fazer um mundo melhor para os pets e seus donos (nessa ordem).

Você também vai gostar de

Posts populares