Se você sonha em ter um negócio e tem habilidades na cozinha, saiba que a confeitaria apresenta um mercado bastante promissor. Atualmente o segmento movimentou R$ 84,7 bilhões em vendas em 2015, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria.
Mas calma: não precisa se desesperar e sair comprando tudo o que vê por aí para começar a ganhar dinheiro. É importante saber, que na confeitaria precisamos seguir um padrão. Com isso as receitas, precisam que seus ingredientes sejam balanceados, evitando assim o famoso ‘olhometro’ e improvisações.
Sendo assim, prepares sua lista de compras. Na categoria dos itens indispensáveis temos:
1 – Formas de metal
No mercado temos, as redondas, retangulares, quadradas, com cavidades (próprias para pudins e bolos da vovó), para cupcakes, pão de mel. Altas e baixas. Sem elas não há uma padronização, nos bolos em formatos e tamanhos.
2 – Copos de medidas
Existem de todos os modelos e materiais (plásticos e vidros). É muito importante tê-las, pois nem sempre sua xícara de chá comum tem exatamente o que as receitas pedem.
3 – Colheres de medidas
Compre as que possuem medidas de 1 colher de sopa até 1/4 de colher de chá.
4 – Batedeira (orbital, portátil, planetária)
Qual a diferença entre as batedeiras? Explico para ajudar na sua decisão de compra.
Orbital: Executa somente um tipo de movimento e é funcional para massas leves ou mais encorpadas como de pão, pizza e tortas.
Portátil (ou de mão): Possuem apenas um par de batedores e sua função é preparar somente massas leves (chantilly, mousse e claras em neve) e as massas médias (bolos)
Planetárias: São objetos de desejo de muita gente. Com um valor comercial, bem mais alto que as mencionadas acima, cumprem com excelência sua função.
Possuem 3 diferentes tipos de batedores:
Batedor: O mais usado e é disponibilizado tanto na batedeira, orbital, quanto na portátil também.
É usado em quase tudo, desde bater bolos, até para fazer coberturas (cheesecakes, merengues, chantilly, glacês).
Raquete: Não é muito conhecido e nem muito usado, pois faz as mesmas funções do batedor. A questão é que o batedor, por ser mais fino e frágil acaba se desgastando mais rápido, se usarmos para bater massas mais pesadas.
Para isso, o ideal é utilizar a raquete, para bater massas médias (cookies), biscoitos, massas amanteigadas e moles que exigem mais força.
Gancho: Em formato espiral, só usamos para massas bem pesadas (pão, pastel, massa folhada) enfim todas as massas que precise de sova. A sova da massa é mais rápida e prática.
5 – Sacos de confeitar
No mercado temos os descartáveis e de tecido emborrachado para poder lavar com água quente depois.
6 – Bicos de confeitar
Opções são muitas e de variadas marcas. Sem eles, não conseguimos trabalhar coberturas (chantilly, glacê, buttercream).
7 – Balança
É imprescindível para pesar os ingredientes e assim termos uma padronização na execução das receitas.
8 – Espátulas (pão duro)
Indico as de silicone (para misturar as massas e aproveitar ao máximo a receita) e as de metal (para decorar).
9 – Grade
Auxilia no resfriamento dos cupcakes, bolos mais rápido e de maneira uniforme evitando-se assim, que suas preparações embolorem.
10 – Bailarina
Item importantíssimo para decoração dos bolos. No mercado encontramos em inox e material plástico. Atente-se no momento da compra, a capacidade em quilos que suportam.
Todos os itens sugeridos, são fáceis de encontrar para compra em lojas de confeitaria físicas e onlines. Pesquise preços, marcas que adequem ao seu orçamento no momento, ao seu espaço físico de trabalho e demanda de produção.
Boas compras e sucesso em suas produções.
Abraços