Regiane Xylaras é mais uma empreendedora que nasceu junto com a maternidade, pois seu sonho, desde o início do ensino superior, era ser uma grande executiva, objetivo que conquistou trabalhando na área de Marketing. Porém, além de sentir que precisava de novos desafios, mais tempo para ficar com o filho e também recuperar a alegria que já não sentia trabalhando no mundo corporativo.
A oportunidade de trocar de vida veio junto com a demissão, em setembro do ano passado. “Ao mesmo tempo em que fiquei triste, fiquei feliz, porque era a hora de investir no meu negócio”, lembra a proprietária da Dona Jacaroa, e-commerce de roupas infantis, cujo nome remete à infância da própria Regiane. “Tenho dois irmãos e brincávamos muito. E eles me chamavam de jacaroa”, diverte-se.
O envolvimento com a ideia de ter o próprio negócio era tão grande que ela desenvolveu todos os detalhes do site, desde fotos, conteúdo e até mesmo layout, ainda que ela não entendesse nada de lojas virtuais. “Quando estava montando o site, ficava de madrugada, o dia inteiro quebrando a cara porque era uma área que eu não conhecia. Era uma questão de honra conseguir. Dai fui pro mercado, eventos de moda, tentando conhecer o segmento. O mais importante de tudo é conhecer o mercado, fazer uma pesquisa do segmento, montar um plano de negócios. Até como dica para quem quer empreender e fazer o seu plano vai ser o diferencial para o seu futuro”, continua Regiane.
Estratégias e diferenciais
O grande diferencial da Dona Jacaroa é vender moda lúdica, peças de roupas que além de vestir, a criança ainda pode brincar com o figurino. E para impulsioná-la, ela investe em parcerias com outras empreendedoras. “Fecho parcerias com produtoras de roupas que queiram divulgar peças no meu espaço e também com fotógrafos em início de carreira.”
Mas mais do que visar parcerias estratégicas, Regiane se foca ainda em atender bem o cliente. Ela tenta ao máximo personalizar o contato com os clientes, desde ligar para cada uma delas a fim de saber se receberam a encomenda, até fazer embalagens bonitinhas para agradar ainda mais. “Percebo que quando eu ligo, para saber se recebeu a mercadoria, as clientes ficam super felizes, pois elas descobrem quem está por trás do negócio e isso faz toda a diferença, é fundamental. Além disso, quando fecho o pedido, mando e-mail agradecendo, link para que ela possa acompanhar o pedido dela. Faço ainda cartinhas agradecendo o pedido. Tudo isso pode ser trabalhoso, mas enquanto eu puder, vou continuar investindo neste tipo de atendimento”, observa.
Regiane Xylaras conta que já pensou em desistir diversas vezes do seu negócio, especialmente quando ela observa o atual momento econômico do País. O marido está desempregado, fato que só potencializa a ansiedade de ver o negócio prosperar mais e mais. “Sou muito ansiosa, quero que o Dona Jacaroa se torne conhecida. Sou do Marketing e mais do que ninguém sei que tudo tem um tempo para dar certo. Ainda assim fico ansiosa”, conclui a empreendedora, que trabalha para que, daqui a cinco anos, a loja seja uma baby store conhecida.