Uncategorized

Como definir metas inteligentes?

Por Vanessa Ribeiro

Em 1953, pesquisadores da universidade americana de Yale fizeram uma pesquisa com todos os formandos desse ano e perguntaram quem deles tinha metas definidas e escritas sobre o seu futuro e identificaram que apenas 3% tinham suas metas escritas e específicas.

Depois de 20 anos os pesquisadores entrevistaram esses alunos e constataram que não apenas estavam mais alegres, apaixonados e de bem com a vida do que o resto, mas além disso a fortuna desses 3% era maior do que a dos 97% juntos.

Ter suas metas escritas é indiscutivelmente o primeiro passo para o sucesso! Um dos motivos da importância de você ter suas metas escritas é que quando colocamos no papel conseguimos ter mais clareza do que significa esta meta para nós e para que seja possível planejar o percurso, primeiramente precisamos saber para onde está indo.

Mas não basta ter uma meta, é importante que esta meta seja SMART.

O método SMART é uma Ferramenta da Administração utilizada pelas grandes corporações para definição das Metas anuais.

Devido à simplicidade e praticidade, muitos microempreendedores e profissionais liberais já utilizam esta ferramenta para desenhar metas.

SMART é um acrônimo de (Specific / Mesurable / Attainable / Relevant / Time-bound), o que quer dizer que sua meta tem que ser específica, mensurável, atingível, relevante e com um prazo determinado. Estas são as cinco características que a sua meta precisa ter para que ela seja bem definida.

Vamos entender um pouco mais cada uma destas características:

 

Específica:

Uma meta específica deve ter um escopo delimitado. Você saberá que a sua Meta é específica quando conseguir visualizá-la.

Mensurável:

A sua meta precisa ser mensurável para que você consiga medir o seu desempenho e saiba se está no caminho certo ou se precisa rever os seus planos.

Alcançável:

Objetivos que fogem da sua realidade tornam-se inalcançáveis. Mas isso não significa que você deve definir um objetivo fácil só para que ele seja atingível.

Relevante:

A sua meta precisa ser relevante para você e para as pessoas envolvidas nela. Ser relevante para você é o seu gatilho motivacional. Se não for relevante, dificilmente você conseguirá passar pelas dificuldades que encontrará no caminho.

Prazo Determinado:

Uma meta precisa ter um prazo para acontecer, se não, não é uma meta, é apenas um sonho, uma ilusão. Qual é o prazo esperado para você alcançar as suas metas?

Por exemplo, a meta de comprar um carro. Isto o é apenas um desejo, pois aqui você não diz que carro você quer comprar, quando você quer comprar.

Uma meta SMART seria: “Quero comprar um Gol, prata, que tenha no máximo 2 anos de uso até dezembro de 2016”.

Camila Bez

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação e do empoderamento econômico.

Você também vai gostar de

Posts populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *