Por Vanessa Ribeiro
Em 1953, pesquisadores da universidade americana de Yale fizeram uma pesquisa com todos os formandos desse ano e perguntaram quem deles tinha metas definidas e escritas sobre o seu futuro e identificaram que apenas 3% tinham suas metas escritas e específicas.
Depois de 20 anos os pesquisadores entrevistaram esses alunos e constataram que não apenas estavam mais alegres, apaixonados e de bem com a vida do que o resto, mas além disso a fortuna desses 3% era maior do que a dos 97% juntos.
Ter suas metas escritas é indiscutivelmente o primeiro passo para o sucesso! Um dos motivos da importância de você ter suas metas escritas é que quando colocamos no papel conseguimos ter mais clareza do que significa esta meta para nós e para que seja possível planejar o percurso, primeiramente precisamos saber para onde está indo.
Mas não basta ter uma meta, é importante que esta meta seja SMART.
O método SMART é uma Ferramenta da Administração utilizada pelas grandes corporações para definição das Metas anuais.
Devido à simplicidade e praticidade, muitos microempreendedores e profissionais liberais já utilizam esta ferramenta para desenhar metas.
SMART é um acrônimo de (Specific / Mesurable / Attainable / Relevant / Time-bound), o que quer dizer que sua meta tem que ser específica, mensurável, atingível, relevante e com um prazo determinado. Estas são as cinco características que a sua meta precisa ter para que ela seja bem definida.
Vamos entender um pouco mais cada uma destas características:
Específica:
Uma meta específica deve ter um escopo delimitado. Você saberá que a sua Meta é específica quando conseguir visualizá-la.
Mensurável:
A sua meta precisa ser mensurável para que você consiga medir o seu desempenho e saiba se está no caminho certo ou se precisa rever os seus planos.
Alcançável:
Objetivos que fogem da sua realidade tornam-se inalcançáveis. Mas isso não significa que você deve definir um objetivo fácil só para que ele seja atingível.
Relevante:
A sua meta precisa ser relevante para você e para as pessoas envolvidas nela. Ser relevante para você é o seu gatilho motivacional. Se não for relevante, dificilmente você conseguirá passar pelas dificuldades que encontrará no caminho.
Prazo Determinado:
Uma meta precisa ter um prazo para acontecer, se não, não é uma meta, é apenas um sonho, uma ilusão. Qual é o prazo esperado para você alcançar as suas metas?
Por exemplo, a meta de comprar um carro. Isto o é apenas um desejo, pois aqui você não diz que carro você quer comprar, quando você quer comprar.
Uma meta SMART seria: “Quero comprar um Gol, prata, que tenha no máximo 2 anos de uso até dezembro de 2016”.