Segunda melhor data do comércio, o Dia das Mães será celebrado no dia 9 de maio, e pequenas empreendedoras têm pouco menos de um mês para aproveitar este período sazonal para aumentar ainda mais as vendas em suas empresas.
Os desafios, no entanto, não são poucos. O primeiro deles é a estimativa de volume de vendas, que deve ser ainda menor em comparação aos resultados de 2020. Ano passado, as vendas recuaram 41% em relação a 2019, o que representou o pior Dia das Mães desde 2008, segundo levantamento da Boa Vista.
Mas a confirmação sobre este desempenho segue os resultados de vendas da Páscoa. Projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estimava recuo de 2,2% na Páscoa em comparação com 2020, que já foi considerado a pior Páscoa dos últimos 13 anos.
Ainda assim, o maior desafio para pequenas empreendedoras faturarem na data é a demanda pelos produtos, tendo em vista que os presentes mais vendidos são industrializados e sem a menor condição de concorrência para as micros. Confira a lista dos 10 produtos mais vendidos em 2018:
1- Celular e Smartphone
2- Perfume;
3- Tv;
4- Livros;
5- Fogão;
6- Máquina de Lavar Roupas;
7- Geladeira/ Refrigerador;
8- Notebook;
9- Tênis;
10- Cafeteira.
Sendo assim, quem quiser vender bastante neste Dia das Mães vai precisar se profissionalizar e ter estratégias e processos para maximizar as vendas e os lucros.
Por isso, a Camila Bez, editora-chefe do Voa, Maria, preparou uma série de dicas para você colocar em prática agora e aproveitar todas as oportunidades que esta data oferece
1- Incorpore a consultora de vendas
Lembre-se de que a data é uma ocasião em que se compra presentes para outras pessoas. Assim, nem sempre os clientes sabem qual é o melhor produto para alegrar a matriarca.
Por isso, antes de pensar em vender, preocupe-se em tentar mapear a homenageada, pois assim a chance de o produto desagradá-la será menor.
2- Crie ofertas irresistíveis
Você já reparou que as grandes empresas sempre criam promoções que não vemos em outros momentos do ano?
A Avon, por exemplo, oferece kits com um perfume, um hidratante corporal e um sabonete. E este kit sempre é vendido por um valor muito menor do que em campanhas não sazonais.
Inspire-se nesta estratégia e monte kits, pois, além de aumentar a atratividade dos seus produtos, você também vai vender um volume maior de produtos.
Mas atenção: seja cuidadosa com a precificação desta oferta, para evitar entregar seus produtos a preço de custo e comprometer sua margem de lucro.
3- Ofereça vouchers com vantagens exclusivas
Se você oferece serviços, mesmo com a proibição de abertura em alguns locais do País, não se preocupe: você também pode faturar.
Ofereça vouchers com condições promocionais e exclusivas, que poderão ser usadas quando sairmos das fases mais críticas de isolamento social.
4- Faça parcerias
Ainda sobre o exemplo dos kits da Avon, você já reparou que às vezes o combo é composto por um cosmético e por uma bolinha?
Por que não reproduzir esta estratégia? Produtoras de cosméticos podem se unir a artesãs e oferecer um combo semelhante. Isto é agregar valor.
Donas de floriculturas podem se unir a confeiteiras para criar cestas de flores e chocolates. E as possibilidades continuam.
5- Apresente seus produtos de forma profissional
Dois erros frequentemente cometidos por empreendedoras na apresentação dos produtos. O primeiro deles é a qualidade das imagens enviadas aos clientes.
Pensando nisso, a equipe do Voa, Maria oferece templates de catálogos para você personalizar facilmente. Para ter acesso a este e muitos outros materiais, basta fazer parte do grupo exclusivo de Facebook do Voa.
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Mais um erro: a abordagem. Você nunca fala com o seu cliente e, nas datas comemorativas, envia uma mensagem do nada para o seu cliente, tentando vender Deus e o mundo para ele.
Pior: tem gente que envia só uma imagem, sem sequer cumprimentá-lo. Não tem nada mais deselegante que este tipo de abordagem.
Por isso, crie um script de vendas que preze pelo relacionamento com o seu cliente, como se fosse uma conversa fluída e natural, em que o seu objetivo será auxiliar este cliente, não empurrar produtos para ele.
6- Ofereça conveniência
Seu produto é fácil de comprar? E fácil de pagar? Estas podem parecer perguntas óbvias mas acredite: muita gente não se preocupa com estes detalhes, que podem ser decisivos na decisão de compra do cliente.
Com a pandemia da Covid-19, muita gente não quer sair de casa (e com toda a razão). A questão fica ainda mais sensível se levarmos em consideração que muitas mães podem ter perfis de risco, seja pela idade ou por comorbidades.
Assim, além da impossibilidade de entregar o presente pessoalmente, contar com a possibilidade de delivery é uma ótima alternativa para muitos clientes.
Outra questão significativa: facilite o pagamento (apenas no cartão de crédito, que o recebimento é garantido pois muitas pessoas estão bastante descapitalizadas.
7- Deixe clara as condições de compra e devolução
Empreendedora, não se iluda: não é você quem define plenamente as regras de consumo da sua empresa. Compras feitas virtualmente ou por telefone dão ao consumidor o direito de arrependimento.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o cliente pode cancelar a compra em até sete dias após o recebimento do produto. Nestes casos, o estorno do valor pago deve ser integral.
Assim, além de manter um caixa para eventuais reembolsos, deixe claro ainda na compra que o cliente pode trocar o produto e também que você está à disposição para resolver qualquer insatisfação, caso ela ocorra.
8- Seja simpática e solícita em todos os atendimentos
Esta é óbvia e também decisiva na decisão de compra. Mesmo assim, o atendimento ao cliente é deixado de lado.
Não cometa este erro tão simples. Seja sempre simpática e solícita com o seu cliente. Mostre que está sempre disposta a ajudá-lo e que fará o que for possível para resolver os problemas e insatisfações deste cliente.
O seu atendimento deixará o cliente seguro para comprar com você e, melhor: ele vai te indicar para várias pessoas.
9- Entregue além do esperado
Outra dica simples, mas pouco executada. Não se preocupe: não precisa ser algo complexo. Muitas vezes uma carta de agradecimento escrita a mão já conquista o cliente.
Por se tratar de uma data afetiva, você também pode entregar uma foto do cliente com a mãe na embalagem (mas o custo de impressão já faz parte do produto, claro).
10- Invista no pós-venda
Assuma o compromisso de, a partir de hoje, não procurar o cliente apenas quando precisa bater suas metas de venda. Invista no relacionamento e preocupe-se com a percepção de qualidade dele. Desta forma, você pode criar novas oportunidades de vendas.
Siga o exemplo das consultoras da Mary Kay. Elas entram em contato com as clientes duas semanas após a venda a fim de saber se o uso dos produtos estão surtindo efeito. Elas entram em contato também a cada dois meses, pois sabem que, se a cliente usa o produto corretamente, este estará no fim. É o gancho perfeito para vender novamente.
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