Especiais

Janeiro Branco: os Florais de Bach mais indicados para trazer equilíbrio às empreendedoras

Todo início de ano é assim: fazemos metas e mais metas, a fim de conquistar sonhos ao longo do ano que se inicia e também tentar recuperar os resultados que desejamos, mas não conquistamos nos anos passados.

Mas além desta auto cobrança comum, as mulheres que decidiram ou tiveram de empreender lidam, diariamente, com várias outras situações desafiadoras, que geram estresse, ansiedade e até mesmo doenças.

Assim, é importante que todas nós busquemos formas de criar uma rotina mais saudável e equilibrada, mesmo diante das oscilações intrínsecas da vida de uma empreendedora. E os Florais de Bach podem ajudar significativamente na construção desta rotina mais harmoniosa.

O que são os Florais de Bach?

Criada pelo doutor Edward Bach, na Inglaterra, na década de 1930, a terapia floral ganhou adeptos de todo o mundo a partir da proposta de fazer com que as pessoas lidem cada vez melhor com suas emoções.

Segundo Lurdinha Reis, farmacêutica e terapeuta especializada na técnica, os Florais se mantém atuais porque, apesar de situações diferentes, os seres humanos continuam lidando com as mesmas emoções, como o medo, a raiva, os ciúmes, a ansiedade, o estresse, entre outros.

Composto por água, flores e conhaque, que atua como conservante, a terapia não tem contra indicações ou efeitos colaterais. No entanto, o uso é pessoal e deve ser indicado por um especialista. “Além da personalidade, estudamos as características da pessoa, como elas reagem às situações que as estão afetando”, explica Lurdinha.

Reconhecimento

A profissão de terapeuta floral é validada como prática integrativa e complementar em saúde humana, entretanto não substitui o acompanhamento médico. Os Florais já são atualmente reconhecidos por cinco entidades profissionais, entre elas a de Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Biologia.

A terapia tem tanta credibilidade que já foi até adotada pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), em Uberaba (MG), em que diversos profissionais utilizam a técnica em tratamentos complementares de ansiedade, depressão, inconstância no sono e dores articulares.

Mais indicados para empreendedoras

Lurdinha ressalta que a recomendação sobre qual é o floral ideal para cada pessoa tem de ser feita por um especialista. Afinal, hoje a técnica tem 38 variações, com centenas de combinações possíveis. “O fundamental é que a gente não cuide da doença, mas da pessoa e como ela se comporta dentro daquela situação.”

Porém, há situações bastante comuns às empreendedoras e que alguns florais podem ajudar. O primeiro deles é o Larch, indicado para pessoas inseguras, com tendência de desistir a cada oportunidade, com dificuldade em confiar em si mesmas. “É para aquelas empreendedoras que têm toda a capacidade, mas não acreditam no próprio potencial: deixam de aceitar convites, fazer mudanças e investir no crescimento do trabalho porque não acreditam que são capazes”, descreve a farmacêutica e terapeuta floral. Este floral resgata a autoestima e libera o potencial criativo, trazendo de volta a disposição para empreender.

Mais opções

Já o Oak, preparado com a flor do carvalho, representa aquelas pessoas que forçam os limites da resistência e, por causa de seu imenso potencial de força de vontade, estão sempre dispostas a servir e ajudar os outros. “Esse floral traz a percepção de responsabilidade consigo mesmo, de compreender os próprios limites, de saber aceitar quando devo parar, até onde posso ir. É um floral maravilhoso para quem é empreendedor e está sempre sobrecarregado, permitindo delegar para poder também descansar”, continua a especialista.

O Elm também é uma alternativa complementar de tratamento para a Síndrome de Burnout, indicado para pessoas que também não se sentem capazes de cumprir seus papéis. “São pessoas que estão desempenhando um belo caminho, mas que num determinado momento sentem uma imensa sobrecarga de obrigações que só podem ser executadas por ele mesmo, como parte de sua missão. O floral Elm libera a pessoa do excesso de perfeccionismo ou das metas irrealistas, fazendo com que leve em consideração, mais do que antes, suas necessidades pessoais e tenha mais força para cumprir sua missão, pautada em medidas humanas e não sobre humanas.”, finaliza Lurdinha.

Para conhecer mais sobre os Florais de Bach, siga a Lurdinha Reis no Instagram: @lurdinhareisterapeuta.

Camila Bez

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação e do empoderamento econômico.

Você também vai gostar de

Posts populares