Por Rafaella Pisano
Semana passada falamos um pouco sobre procrastinação para pessoas que trabalham em casa e como lidar com ela. Uma das dicas é ter um local exclusivo para trabalhar. Por isso, hoje vou falar sobre detalhes que você deve levar em consideração na hora de criar o seu home Office.
Encontre um lugar perfeito
Se você tiver um cômodo sobrando e puder aproveitá-lo, será de grande ajuda. Porém, se não for esse o seu caso, o primeiro passo é definir um local. Deve ser um local arejado, que caiba uma mesa (caso seu trabalho não exija um aparato extra), mas principalmente um local silencioso para que você consiga se concentrar.
Se optar por trabalhar da sala, você pode definir um cantinho para chamar de seu, ou até mesmo pegar uma parede para montar uma bancada. O importante nesse caso, é ficar atenta ao seu horário de trabalho. Se você só consegue trabalhar a noite e nesse horário a família inteira assiste TV, talvez esse não seja o melhor local para obter concentração. Por outro lado, se a família for silenciosa, apenas um simples biombo pode te ajudar a ficar mais concentrada.
Deixe aparente somente o que for necessário
Um bilhetinho dos filhos, lembranças de viagens, um quadro bonitinho, um enfeite de mesa… Nada disso vai contribuir para a sua produtividade. Foque em objetos que vão contribuir para o seu rendimento. E que principalmente não vão chamar a sua atenção para coisas supérfluas.
Mantenha alimentos perto de você
Deixe sempre água e snacks (lanches) para você se alimentar ao longo do dia. Fome e sede podem te distrair e assim como se você estivesse em uma empresa, levantar a todo momento para tomar água ou comer uma fruta, não são gestos que combinam com rendimento.
Mantenha seus papéis organizados
Categorize seus papéis. Desde contas a documentos pessoais e do trabalho. Manter a organização física é essencial para quem quer trabalhar em casa e finalmente alavancar seu negócio.
Procure por organizadores que não ocupem muito espaço e deixe aparente papéis que fazem parte do seu trabalho.
Defina suas prioridades, metas e objetivos
Ter suas prioridades em mente é fundamental, assim como suas metas e objetivos. Atente-se a diferença entre eles e mantenha todos anotados e próximos a você. Dessa forma, você consegue manter o foco mesmo nos dias mais difíceis.
Rafaella Pisano é arquiteta e personal organizer. Para saber mais sobre o trabalho dela, clique aqui!