Sou a Fabiana Chiara, tenho 39 anos e sou casada há 13 anos e meio. Sou formada em Direito pela Universidade Paulista e achava que meu sonho era ser servidora pública federal. Até que a vida me deu um chacoalhão e comecei a me questionar qual era o sentido da vida.
O coaching entrou na vida como um recurso pessoal de autoconhecimento. Em 2014, após o falecimento repentino da minha mãe, meu mundo caiu. Fique totalmente perdida e sem vontade de estudar para concursos. Em 2016 precisava encontrar forças para continuar a minha caminhada e fui fazer o curso de formação para ser coach. Inicialmente não tinha pretensão nenhuma de atender pessoas, mas logo no primeiro dia de curso senti um poder transformador tão grande dentro de mim que não tive como não seguir esse caminho. Eu já era meu grande case de sucesso e precisava ensinar o caminho a outras mulheres que estavam precisando se empoderar e se conhecer mais.
O poder do autoconhecimento para o empoderamento feminino
Ouvi uma frase do meu mestre José Roberto Marques que vou levar por toda minha vida: “Quanto mais me conheço, mais me curo e me empodero”.
O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não.
Tal controle emocional provocado pelo autoconhecimento pode evitar sentimentos de baixa autoestima, inquietude, frustação, ansiedade, instabilidade emocional e outros, atuando como importante exercício de bem-estar e ocasionando resoluções produtivas e conscientes acerca de seus variados desafios.
É verdade que falar sobre nós mesmas, em algumas ocasiões pode ser difícil. Nós sentimos que conhecemos e que sabemos de nós próprias, mas poucas vezes paramos para pensar, refletir e tentar entender por que temos alguns comportamentos que não nos agradam.
Para isso, é importante e necessário objetivar o que sabemos sobre nós mesmas e sobre o nosso interior como seres humanos.
O autoconhecimento é fundamental para desenvolver o amor por si mesma e fortalecer a autoestima. É muito difícil alguém se conhecer interiormente quando busca está sempre no externo. Buscam cuidar da pele, mudar o corte de cabelo, comprar roupas, carros, eliminar alguns quilinhos, mas quase sempre o caminho deve ser o contrário, de dentro para fora.
Uma nova consciência
Para aumentar o autoconhecimento é preciso ter consciência de quem se é de verdade, avaliando os pontos positivos e negativos.
O importante é desenvolver a capacidade e ter consciência de saber que o que faz é o reflexo de quem você é. Ao reconhecer seus pontos negativos, poderá mudar um por um. E reconhecendo seus pontos positivos se sentirá mais confiante em sua capacidade de conseguir o que quer que deseja, independente das críticas ou opiniões que terão sobre você, pois acredita ser capaz de conseguir tudo o que deseja. E ainda que ninguém te aprove, você terá autoconhecimento suficiente para você mesma se aprovar e principalmente se amar.
Fica o meu convite para que você mergulhe dentro de você e faça essa viagem fascinante rumo ao autoconhecimento.