Colunas

PhÑe – Como seria se você procrastinasse apenas os hábitos que não te fazem evoluir?

O que você teria feito há 6 meses atrás, semana passada ou hoje? Quais resultados alcançaria em sua produtividade por exemplo? Que sensações envolveriam teus pensamentos quando deitasse levemente sua cabeça no travesseiro? Você dormiria feliz?

Para muitas pessoas é comum chegar à noite e estar com a mente sobrecarregada de pensamentos e sensações do dia (sobre)vivido e não conseguir fechar os olhos e ter uma noite de sono restauradora.

São pensamentos permeados das mais diversas sensações e emoções contendo lágrimas, raiva, desconforto, culpa, irritação, medo, angústia, entre tantos outros.

Você quer continuar assim por mais quanto tempo?

Ah, você não quer? Então por que já disse várias vezes que você mudaria de hábito e ainda não mudou?

Você prefere a dor de continuar vivendo uma vida que você não quer ou o esforço da mudança?

O que realmente você quer?

Já pensou como “parece” mais fácil deixar para depois o que poderia te fazer evoluir? Por acaso você tem medo da sua própria evolução?

Se você REALMENTE quer “deixar para depois” e depois os hábitos e comportamentos que não te fazem evoluir, crescer e alcançar seus objetivos, até que eles desapareçam da sua vida, então conheça o PhÑe!!! Do contrário, se quer continuar procrastinando o que poderia fazer total diferença em sua vida HOJE, NÃO continue essa leitura!

Eu te apresento o PhÑe:

Sejam em minhas experiências e mudanças de comportamento ao longo da minha vida, sejam com meus clientes ou pessoas que converso, notícias, artigos e estudos que realizo onde as pessoas se queixam de deixar para depois, procrastinar muitas tarefas, atividades e comportamentos que elas SABEM que fariam DIFERENÇA se elas tivessem outras ATITUDES, resolvi pensar ao contrário: por que não deixar para depois o que não nos faz evoluir?

Vem comigo? Está disposto e disposta a fazer essa experiência? O que de pior pode acontecer? E o que de melhor pode acontecer? Então venha e entre em ação!

FAÇA UMA LISTA

  • PREPARAÇÃO: Permita-se parar por um instante num local onde você possa ligar esse som (ou outro da sua escolha) para você se concentrar e relaxar. Sugiro esse fundo musical do Marconi Union chamado Weightless: https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=UfcAVejslrU , em no experimento conduzido por neurocientistas da Mindlab International, a música Weightless reduziu a ansiedade dos voluntários em até 65%.
  • CADERNO: Pegue seu caderno de anotações, diário, aplicativo, mural, papelzinho, post it, word, excel ou onde você gosta de anotar seus insights, pontos de melhoria, vivências e aprendizados do dia e escreva:
  • TÍTULO: PhÑe: Procrastine Hábitos que Não te fazem Evoluir
  • LISTA: escreva uma lista com o maior número de hábitos mentais ou comportamentais dos menores aos maiores causadores das suas insatisfações e/ou frustrações diárias, aqueles que te fazem levar culpa, medo, raiva, dor, angústia, entre outras emoções ruins para a sua cama, aqueles que não te deixam descansar em paz!
  • ENUMERE: após ter feito a lista, ao lado de cada item quantifique de 0 a 10 o quanto esse hábito/comportamento te incomoda hoje e não te faz alcançar os resultados e objetivos que você tanto deseja!
  • ESCOLHA: Pare, reflita, respire, observe com coragem a sua lista, respire de novo profundamente e escolha ao menos os 3 hábitos que obtiveram as maiores notas e que você “deixará para depois”.
  • NOVOS HÁBITOS: Ora, se você está deixando 3 hábitos que não te fazem evoluir “para depois” algo você fará no lugar deles, correto? Descreva agora quais são os novos hábitos ou hábitos que você até já tinha mas que ficaram paralisados e, a partir de hoje, você fará esses ao invés daqueles!!
  • ENTRE EM AÇÃO: Agora vai lá e entre em ação! Eu confio em você! As pessoas que te amam confiam em você! Escute as pessoas que te querem bem te encorajando neste momento! E se você QUISER, ainda, você pode fechar seus olhos e sentir agora aquele SER SUPERIOR, Aquele seu ídolo que você admira, o teu DEUS ou como você quiser chamar esse SER mais EVOLUÍDO te dizendo: Vai, você consegue!

De início, os seus novos hábitos vão precisar de esforço tanto no pensamento quanto fisicamente, mas depois eles vão se tornando automáticos e sua satisfação e felicidade também!

Antes de finalizar, vou dar o exemplo meu de um hábito mental que me acompanhou durante uns 10 anos da minha vida! Essa experiência fiz em média há 12 anos atrás! Ou seja, durante todo esse tempo já estou com novos hábitos! Deixei para depois e esse depois nunca mais chegou!! Novos hábitos de evolução se tornaram presentes!

  • PhÑe: Julgar as pessoas nos meus pensamentos, ter a tal da primeira impressão ou simplesmente ver uma atividade e não aprovar.
  • Novo hábito: Compreender primeiro, entender a intenção daquele ato ou palavra, se necessário perguntar para a pessoa se o que estou pensando é verdade (para não ficar criando caraminholas), saber da sua história de vida quando oportuno, perceber que cada pessoa tem uma velocidade de aprender e fazer, entre outros…
  • Resultado: Entendi três pontos principais de quando eu julgava as pessoas:
  • Boa parte das vezes, era algo ou alguém que eu gostaria de ter ou ser;
  • Muitas vezes era porque meu perfeccionismo (hoje evoluído) me fazia ser muito rígida comigo mesma e eu buscava a mesma rigidez e cobrança com as outras pessoas.
  • Ter essa plena consciência me fez ter melhor relacionamento não só com as pessoas mas com a parte mais afetada que era eu mesma!

Que essa profunda reflexão te leve à novas ações e realizAÇÕES em sua vida!

Adelize Toscan

Adelize Toscan atua como Coach de Equilíbrio e Produtividade, Analista Comportamental, Meta-Practitioner em Programação Neurolinguística e Administradora. Dos 18 aos 24 anos, foi freira e morou em São Paulo, Campinas, Londrina e Guarapuava. Sua missão era auxiliar os moradores de rua e a sua própria comunidade religiosa. Com sua forte liderança, tão logo passou de membro da casa fraterna para a guardiã, que era a líder da casa, com apenas 19 anos. Após sair do convento aos 24 anos porque sentiu que sua missão ali estava concluída, voltou para sua cidade em Foz do Iguaçu, no Paraná. Hoje possui um programa de oito semanas intensivas de desenvolvimento pessoal e profissional centrado no Equilíbrio e Produtividade!

Você também vai gostar de

Posts populares