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Preço é o fator mais importante na decisão de compra dos brasileiros

A experiência de compra ocupa o segundo lugar no ranking, seguido pela reputação da loja em sites de reclamação

A sexta edição da pesquisa* do Zoom, site e app comparador de preços e produtos, realizada com 5.369 respondentes, em parceria com a Consumoteca, aponta que o preço continua sendo o fator mais importante na hora do consumidor escolher a loja em que vai comprar online, assim como no ano passado. Mesmo que as previsões para o cenário macroeconômico sejam positivas, as incertezas políticas e econômicas deixam os consumidores brasileiros mais cautelosos com o orçamento e cientes da importância de pesquisar preços para economizar.

O segundo item mais citado pelo e-consumidor é a experiência de compra, fator que liderava o ranking nos primeiros anos da pesquisa. Por mais que o preço tenha ocupado o primeiro lugar em 2018 e 2019, o consumidor está cada vez mais exigente com a experiência oferecida pelos mercados. Um reflexo disso é que a avaliação das lojas, em sites como o Reclame Aqui, está ganhando cada vez mais relevância no processo de decisão. Em 2018, 30% dos respondentes afirmaram que pesquisavam sobre a reputação das lojas. Nessa edição, o item ocupa o terceiro lugar no ranking, com 32% dos votos.

Além disso, o quarto lugar do levantamento também reafirma a necessidade de uma boa experiência: a classificação das lojas nos comparadores de preço (Ótima, Muito boa, Boa, Razoável, Ruim, etc), foi votada por 31% dos entrevistados, seguindo a mesma média do ano passado.

Para Thiago Flores, CEO do Zoom, o consumidor brasileiro está mais maduro e exige excelência em todos os serviços prestados. “Nos primeiros anos da pesquisa, questões como a confiança na entrega lideravam o ranking. Com o passar do tempo, e o amadurecimento do e-commerce, essas questões perderam um pouco de força. Atualmente, os consumidores estão se preocupando, cada vez mais, com a experiência oferecida pelas lojas e pesquisam bastante sobre as suas reputações, antes de finalizar a compra.”

Confira abaixo o comparativo dos resultados com relação aos anos anteriores da pesquisa do Zoom em parceria com a Consumoteca:

Quais critérios são mais importantes na hora de selecionar a loja que vai comprar online?

Característica 19 18 17 16 14 13
Preços / pelo produto mais barato 48% 49% 32% 37% 32% 19%
Priorizo as lojas que já tive boa experiência 41% 41% 39% 39% 37% 31%
Classificação das lojas nos comparadores de preço (Ótima, Muito Boa, Boa, Razoável, Ruim, etc) 31% 31% 21% 22% 18% 12%
Vejo se tem reclamações em sites como Reclame Aqui 32% 30% 32% 33% 29% 27%
Priorizo as grandes lojas 25% 24% 32% 37% 32% 24%
Melhor forma de pagamento 25% 24% 13% 13% 14% 11%
Avaliação de outros consumidores 21% 21% 29% 25% 21% 24%
Confiança na entrega 19% 20% 27% 27% 33% 28%

Fonte: Zoom/ Consumoteca 2019

Veja o perfil dos entrevistados de 2019:

Faixa etária 2019
> 60 4%
50 – 60 14%
45 – 49 10%
40 – 44 13%
35-39 15%
30-34 15%
25 -29 14%
18-24 12%
< 17 1%

Fonte: Zoom/ Consumoteca 2019

Gênero 2019
Masculino 73%
Feminino 27%

Fonte: Zoom/ Consumoteca 2019

*A pesquisa do Zoom foi realizada com 5.369 respondentes, em parceria com a Consumoteca. Foram 73% de respondentes homens e 27% mulheres. A pesquisa englobou as classes A, B e C.

Camila Bez

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação e do empoderamento econômico.

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