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Primeiro passo para o sucesso: identifique e desenvolva suas competências

Certa vez fui convidada a acompanhar os preparativos para um campeonato de dança que estava sendo organizado na academia de um cliente meu. Nesse período pude assistir cenas dos bastidores e presenciei situações que me trouxeram grandes reflexões e aprendizados.

Em uma delas, vi uma dançarina que estava bastante insegura quanto à sua apresentação, e seu parceiro além de acalmá-la com palavras, lhe deu em um dos ensaios um par de sapatos.

Mencionou que uma famosa bailarina utilizou um igual em sua apresentação que a tornou o maior destaque dessa categoria.

A dançarina o calçou, e achei impressionante como o significado desse sapato foi capaz de mudar sua postura! Começaram o ensaio e ela estava realmente segura e confiante a partir daí.

Utilizou o “sapato da sorte” em todas as apresentações e ensaios, e no final ela e o parceiro foram os grandes ganhadores do campeonato!

Você deve estar lendo isso e imaginando o que havia de mágico naquele sapato, não é mesmo?

Pois como especialista em comportamento humano eu te afirmo com toda a certeza que não havia nada de mágico ali, era um simples sapato!

Seu significado fez com que a dançarina tivesse maior autoconfiança, mas o que a fez ganhar foram suas competências para a apresentação.

Quantas vezes no dia a dia as pessoas não ficam esperando “mágicas” acontecerem ou credenciam seu sucesso à “sorte”, enquanto o que as faz conquistar melhores resultados e as diferencia dos demais são suas competências.

Mas afinal, o que é uma competência?

Nada mais é do que um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes. Sendo:

Conhecimentos se referem ao “saber”, que é adquirido ao fazer um curso, ler um livro / artigo, assistir um vídeo. É tudo aquilo que contribui para novos saberes ou aprimora de alguma forma os conhecimentos que já possui. É saber qual a marcação de um passo de dança.

Habilidade é o “saber fazer”, que acontece ao colocar em prática o que aprendeu. Quanto mais a pessoa utilizar seus conhecimentos ao realizar as atividades em seu dia a dia, maior será sua habilidade. A habilidade é quando você consegue executar aquela marcação do passo de dança, sem perder o ritmo ou tropeçar.

Atitude é o “querer fazer”, que está ligado ao comportamento e vontade, não apenas à obrigação. É o empenho de fato ao que está executando. Atitude é a determinação para apresentar aquele passo que você conhece e sabe fazer.

Isso significa que ter vários cursos, um currículo ótimo e com grandes experiências é muito bom! Mas isso não será o suficiente se você não tiver atitude para colocar em prática da melhor forma. Ser bom não é o bastante! É preciso querer ser bom!

Conhecimentos, habilidades e atitudes, juntos, diferenciam os profissionais de sucesso!

Olhando agora para sua realidade no mercado de trabalho, independente se você é avaliada por seu empregador ou por seus clientes, uma grande verdade é que as pessoas são contratadas pelo bom currículo, e desligadas pelo mau comportamento.

Então essa fala que é cada vez mais propagada entre os funcionários também se enquadra às empresas, na prospecção e manutenção de clientes.

Por exemplo, um cliente pode te contratar pelo histórico de sua empresa, por verificar seu site e redes sociais, indicação de outro cliente ou por verificar sua trajetória, e, tudo isso, se equipara à avaliação que uma empresa faz de seu currículo quando você se candidata a uma vaga de emprego.

Em contrapartida, caso não entregue o acordado ou não atenda as expectativas do empregador ou do cliente, ele poderá rescindir um contrato ou deixar de te indicar devido a essa insatisfação na hora da entrega, ou pela falta de algum detalhe que faria a diferença.

É péssimo esse sentimento de não estar preparada, ou de não possuir a competência para atender as demandas, não é mesmo?

Sabendo que não existe mágica, e que não podemos credenciar nosso destino à sorte (ou à falta dela), para evitar que você não esteja preparada para as demandas que surgem no ambiente corporativo, cada vez mais competitivo, verifique quais são as quais questões comportamentais mais importantes dentro de sua área da atuação, do seu segmento.

Quais as principais expectativas dos seus clientes, ou da empresa que você trabalha?

Diante de tanta concorrência e de clientes cada vez mais exigentes, é imprescindível entender quais competências você e seus colaboradores precisam desenvolver para se manter no mercado de trabalho e também para se diferenciar e ir além do esperado na entrega de seu produto / serviço.

Empresários bem sucedidos conhecem quais competências possuem e quais precisam desenvolver para alcançar seus objetivos e crescer em sua área de negócios!

Que tal você pensar melhor sobre isso?

Faça uma lista das competências necessárias dentro do negócio que atua hoje. Entre as competências, pode ter: atendimento ao cliente, liderança, comunicação, foco no resultado, atenção, entre outros. Para ficar mais fácil, pense nas competências como as capacidades ou qualidades necessárias.

Entre essas, quais estão no nível ideal, ou seja, dentro do esperado?

E quais deixam a desejar em determinados momentos, e você identifica que precisa desenvolver?

Em determinados momentos, é importante pedir apoio de alguém próximo ou de um profissional de desenvolvimento para te ajudar nessa avaliação, pois podem haver os chamados “pontos cegos”, onde você imagina que está tudo bem, mas na verdade não consegue visualizar a real necessidade de desenvolvimento.

Esse assunto de fato é muito sério! Pois perceber os pontos que você precisa desenvolver e montar plano de ação é um ótimo caminho para atingir seus objetivos e se diferenciar diante dos outros profissionais e empresas.

Então verifique todos os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para você hoje, e trabalhe para aprimorá-los cada dia mais.

Reflita a respeito dos seus comportamentos que podem te “demitir” e planeje um novo caminho! Sempre é possível mudar e necessário desenvolver e melhorar!

Me escreva contanto como foi realizar essa avaliação e os resultados que isso te trouxe!

Você pode ir além, lembre-se: não existem pontos negativos, existem pontos de melhoria, e todos os temos, encontre os seus! Seja você por completo, seja 360°!

Camila Bez

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação e do empoderamento econômico.

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