Não saber o que está atrapalhando seus resultados no mundo digital é uma das duvidas mais comuns que os empreendedores têm. E geralmente o problema está na estrutura criada para marca, que na maioria das vezes não tem nenhum posicionamento.
Andando sem sair do lugar
A história se repete todos os dias: empreendedoras buscando incessantemente fórmulas milagrosas para vender mais, divulgar seus trabalhos na internet e conseguir mais clientes.
Elas aplicam no seu marketing tudo o que sabem, tentam aprender o que não sabem, investem em propagandas e não conseguem obter os resultados. Não conseguem entender o que é que está dando errado. Se perguntam: Por que não consigo mais clientes? Por que as pessoas que entram em contato comigo não são nada parecidas com meu público alvo? O que estou fazendo de errado?
Parto da premissa de que não há certo e errado em estratégias digitais. Sempre haverá uma estratégia para cada empresa. Mas tem algumas práticas que devem ser levadas em consideração e que são deixadas de lado, esquecidas pelos empreendedores que estão começando a se aventurar na internet.
Uma delas é desenhar o posicionamento de marca.
Uma forma de se diferenciar
Para quem não conhece, posicionamento de marca é uma estratégia de negócio em que você define claramente o que quer ser e o que não quer ser para o mundo e para seus clientes. É entender o que é melhor para a empresa e agir de acordo.
O que é muito comum quando começamos a empreender é achar que podemos atender todo mundo com uma variedade de produtos e serviços infinitos para quem quiser trabalhar com a gente. Eu sei que é assim porque eu mesma caí nessa armadilha.
Apesar de parecer uma ótima forma de começar, o famoso “atendo quem vier e se não souber me viro”, esse tipo de abordagem pode ser um tiro no pé. Com certeza você vai trabalhar muito mais, por muito menos e com pessoas que você não quer trabalhar.
O posicionamento de marca delimita seu território de atuação, dando clareza no momento de aceitar ou declinar um novo cliente, projeto ou venda e ajuda a balizar suas campanhas de marketing.
Mas o principal e mais importante resultado que o posicionamento vai te trazer é o aumento da satisfação dos seus clientes.
Porque ao saber o que você faz, para quem e como, você estará definindo uma promessa e alinhando as expectativas de quem procura seus produtos ou serviços. E satisfação nada mais é do que o alinhamento da expectativa do cliente com a sua entrega.
Um exercício para toda empreendedora
Uma forma de começar a definir seu posicionamento de marca é respondendo essas perguntas:
- Quem somos? – A descrição do seu negócio.
- Como Somos? – A postura da marca e sua personalidade
- Para quem? – Os públicos da marca
- O que fazemos? – A descrição dos seus produtos e serviços
- Como fazemos? – A forma como produzimos/ procedemos
- Por que fazemos? – Seus princípios, crenças e valores
- Onde somos melhores? – Seus maiores diferenciais
- Por que somos melhores? – Pontos de prova de que seus diferenciais realmente fazem a diferença.
Na maioria dos conteúdos que você lê sobre marca as perguntas terminam por aí. Mas se posicionar é também renunciar a aquilo que NÃO queremos.
Por isso o exercício deve continuar questionando também:
- Quem NÃO somos?
- Como NÃO somos?
- Para quem NÃO?
- O que NÃO fazemos?
- Como NÃO fazemos?
- Por que NÃO fazemos?
- Onde NÃO somos melhores?
- Por que NÃO somos melhores?
Veja que ao descrever aquilo que não queremos ser, delimitamos um território dentro de nossa empresa e fica mais fácil até mesmo dizer não para as pessoas que você sabe que não são seu cliente ideal.
Por isso lembre-se: POSICIONAMENTO é RENÚNCIA.
Saber o que não queremos é tão importante quanto saber o que queremos e é esse equilíbrio que vai te dar a clareza para colocar na internet a mensagem certa para seu público.
Faça esse exercício e veja como ele vai te ajudar a definir muitas coisas na sua iniciativa! E conte aqui para nós o que você descobriu sobre seu posicionamento depois desse exercício!
Se precisar de mais dicas sobre como melhorar sua marca e seu posicionamento é só acompanhar minha coluna aqui no Voa Maria!
Até a próxima!