Colunas Negócios digitais

Marketplace: uma maneira de ampliar as vendas do seu e-commerce

Marketplace é um portal de vendas colaborativo, que reúne várias empresas em um mesmo ambiente online, no qual se efetua a venda de bens e serviços. O mesmo equivale a um shopping center virtual. A expressão estrangeira vem da junção dos termos Market, que significa “mercado” e place, que quer dizer “lugar”. Para quem já tem um e-commerce o marketplace tem a finalidade de reforçar as estratégias de vendas, por contar com um canal que já possui uma audiência significativa. Além de um modelo de negócios organizado e testado, o marketplace iniciou no Brasil em 2012.

É importante que a plataforma escolhida para desenvolver seu e-commerce ofereça a oportunidade de conectá-lo com os principais marketplaces do mercado. As expectativas para o e-commerce nesse ano são um aumento de 7,7% no volume de pedidos, atingindo um total de 119,7 milhões de pedidos, segundo dados do E-bit.

Cases

Temos vários exemplos de sucesso com a venda em marketplaces.  Podemos destacar nossa cliente que tem uma loja de roupas fitness e, com a utilização de nossa plataforma, vende com sucesso nos principais marketplaces do mercado, o que gera um aumento de 30% em suas vendas mensais.

Se essas informações despertaram a vontade de iniciar também suas vendas online, através de um marketplace, vamos conhecer um pouco mais sobre o shopping virtual.

Para você visualizar melhor o que é um marketplace, seguem exemplos mundialmente conhecidos nesse mercado: Amazon, Americanas, Shoptime, Walmart, Mercado Livre e OLX. Grandes exemplos de marketplaces nacionais são a Magazine Luiza e o B2W – fusão entre Lojas Americanas e Submarino-, a Livraria Saraiva e o Walmart.

Esse modelo de negócios foi popularizado no mundo através da Amazon dos Estados Unidos, que até hoje é a maior referência no assunto.

Facilidades

A grande vantagem do marketplace é divulgar seus produtos em um ambiente já conhecido por seus potenciais clientes, com grande movimento, ou seja, número de acessos, o que amplia as suas possibilidades de vendas. Uma vez que seu produto está na vitrine dos maiores espaços de vendas online, maior a confiança dos clientes para comprá-lo.

Os custos de publicidade também são reduzidos. Seu produto aparecerá em sites muito bem indexados e, consequentemente, terá uma referência para sua loja nele. Em troca desse benefício, o marketplace cobrará uma comissão, uma taxa sobre o volume de vendas realizado.

O armazenamento e a logística de entrega ficam sob responsabilidade da empresa que comercializou os produtos vendidos através do marketplace.

Os consumidores percebem como benefícios a possibilidade de encontrar diferentes produtos em um mesmo ambiente e obter preços mais competitivos, além das informações em tempo real sobre os produtos e serviços apresentados.

Se você pretende vender nos maiores marketplaces nacionais, seguem algumas dicas:

  • Fazer o cadastro de parceiro, que está disponível no próprio marketplace.
  • A documentação necessária varia, mas, normalmente, esses são os documentos solicitados (dados e-commercebrasil): comprovante de inscrição e situação cadastral perante a Receita Federal (CNPJ); Comprovante de inscrição estadual; declaração do regime de tributação; consulta pública ao cadastro do estado (SINTEGRA – ICMS); alvará de funcionamento do estabelecimento (localidade) que irá disponibilizar produtos; certidão negativa de débitos tributários – tributos federais e dívida ativa da união; certidão negativa de débitos trabalhistas – CNDT; certidão negativa de débitos previdenciários; certidão negativa de falência e concordata – estado(matriz e filiais); certidão dos distribuidores cíveis do estado sede; certidões dos distribuidores criminais do estado sede (em face dos representantes legais e referentes ao CNPJ do fornecedor); certidão de distribuição de ações e execuções cíveis e criminais da justiça federal; contrato/ estatuto social atualizado (constituição e última alteração) + certidão simplificada do SINREM (obtida na junta comercial do estado sede).
  • Após o envio dos documentos seu cadastro passará pelo processo de aprovação.
  • Depois de aprovado o cadastro, seus produtos devem ser encaminhados para o marketplace, com imagem e descrição dos mesmos.

Lembrando que as imagens devem ser atrativas para despertar o desejo de compra no cliente, e a descrição bem detalhada, o que transmite maior confiabilidade para aquisição do produto.

Espero que essas dicas tenham ajudado você e se quiser saber mais, acesse nosso site: https://getcommerce.com.br/ ou encaminhe um e-mail [email protected]

Josele Delazeri

Graduada em Administração e Sistemas de Informação, Josele Delazeri também é mestre em Engenharia de Produção e tem longa experiência e formação em negócios. Aqui no Voa, ela vai falar sobre e-commerce, com dicas e estratégias para você vender muito mais na internet.

Você também vai gostar de

Posts populares