Colunas

Ainda dá tempo de avaliar seus resultados

Fim de ano e janeiro são, para muitas empresas, meses de fechamento, que nos convidam a encerrarmos vários processos e ciclos em nossas vidas como um todo. Então, vamos conversar um pouquinho sobre os fechamentos financeiros de nossos negócios.

Aqui, nós vamos chamar de “Balanço Financeiro”….mas na linguagem técnica você encontra como Balanço Patrimonial e Demonstrativo de Resultado do Exercício (temas comuns para médias e grandes empresas, e talvez desconhecido para muitas empreendedoras)…..mas esses são termos contábeis e abordam o assunto de forma muito complexa, e meu objetivo, é sempre facilitar e simplificar as coisas para vocês. Então falaremos aqui de balanço financeiro, e trarei os pontos mais importantes, que é bacana aplicarmos em nossos pequenos negócios, e de forma que todas possamos fazê-lo, sem precisar de ajuda profissional.

Em linhas gerais, fazer o balanço, é calcular a sua situação financeira em um determinado período. Na maioria dos casos, esse período compreende um ano de atividades. E esse parâmetro que usaremos em nossos negócios.

Portanto, o balanço é a reunião de certos dados em um documento que ajudará a visualizar a atual situação do negócio em relação a seus recursos, custos e bens.

É importante fazermos esse balanço, agora que o ano está acabando, para vermos como está a situação financeira da empresa. Avaliarmos como foi 2018 para nossos negócios.

Essa análise dos números vai nos mostrar como foram nossos recebimentos e pagamentos de despesas/custos, a situação das dívidas contraídas pelo negócio, aquisição de patrimônio (equipamentos por exemplo), investimentos, e os saldos atuais (tanto de entradas quanto saídas), e futuros, já nos mostrando o que temos do exercício de 2018 que pagaremos ou receberemos em 2019.

Se quiser se aprofundar ainda mais, você também pode fazer o levantamento de seus números de vendas e de estoque. Assim, entra 2019 sabendo quanto precisa investir inicialmente em materiais e insumos para continuar sua produção e quais previsões de meses de alta e baixa nas vendas por exemplo.

O balanço financeiro pronto, te dará a exata situação financeira de seu negócio em 2018. E uma visão completa da realidade, indo além da lucratividade ou rentabilidade de seu empreendimento, mas também te mostrando pontos a serem melhorados e/ou mais explorados, permitindo que você tenha insights sobre como agir nessa ou naquela situação futuramente, e mais do que isso, te possibilitando fazer um melhor e mais acertivo uso do seu planejamento financeiro para 2019.

E então, vamos “fechar para balanço”? Está pronta para saber como foi 2018, financeiramente falando, para seu empreendimento?

Se liga no próximo artigo, pois trarei dicas de como montar na prática o balanço financeiro 2018 de seu negócio!

Agora me conta: Você já fez ou pensou em fazer um balanço financeiro de seu negócio?

Um beijo, e até!

Aline Madeira

Aqui você não ficará mais no vermelho. Aline Madeira é coach financeira e vai trazer dicas e reflexões para que você cuide melhor das suas finanças, sejam elas pessoais ou da empresa.

Você também vai gostar de

Posts populares