“Quando chegar aos 90 anos, o que eu gostaria de deixar para o mundo?”, questionou-se Jurema Goetz, coach de alta performance feminina, que, ao observar a saúde do pai debilitada pelo Mal de Parkinson, percebeu que o tempo é o nosso bem mais precioso. E decidiu transformar esta preciosidade em negócio, a fim de transformar a vida de outras mulheres.
Jurema nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e convive com o empreendedorismo desde a infância, pois o pai era alfaiate e construiu uma loja de confecções especializada em ternos para noivos.
Assim, mesmo que investisse nas carreiras de magistério e graduação em Pedagogia, a maior parte da vida profissional de Jurema foi dedicada à Loja Pereira, da qual chegou a ser sócia junto com a irmã. “Fazia de tudo: era de gerente à vendedora”, lembra Jurema.
Mas entre 2005 e 2006, a gaúcha resolveu mudar de carreira, pois como a família estava crescendo, Jurema precisava de mais estabilidade. Optou então por prestar um concurso público e é concursada em uma companhia de energia elétrica há 14 anos.
Novos investimentos
Enquanto funcionária pública, Jurema trabalha com pedagogia empresarial e desenvolvimento humano, cargo em que é responsável pelo treinamento dos colaboradores.
Para tanto, além da graduação em Pedagogia, ela investiu ainda nas especializações em Gestão de Pessoas e Gestão de Dinâmica de Grupos. Mas o adoecimento do pai, que aos 90 anos sofre de Mal de Parkinson, a fez repensar seus projetos.
Assim, investiu em uma formação de coaching no final de 2018 e, já em março de 2019, nasceu o Tempo de Mulher. “Minha missão é ajudar as mulheres a despertarem seus potenciais e a usarem o tempo a seu favor para realizar sonhos e metas com menos esforço e mais tranquilidade”, descreve.
Jurema conta que a ideia do projeto nasceu da observação da dinâmica da própria família, composta por quatro irmãs, tendo em vista que as mulheres desempenham diversos papéis, abraçam o mundo e, por fim, acabam se sobrecarregando.
Tempo de realizar
Presencial, o curso Tempo de Mulher é formado por oito encontros semanais. A primeira turma, que contou com a participação de 10 alunas, foi realizado no final de 2019. Já o segundo grupo começaria em março, mas teve de ser cancelado por conta da pandemia.
A coach de alta performance, então, teve de se reinventar. Além de promover uma edição on-line do Tempo de Mulher, ela ainda criou o desafio Agora é a hora: novos hábitos, nova vida, de olho no mundo pós-covid. “Com a quarentena, muitas famílias mudaram os hábitos. Então, este é um treinamento para eliminar bloqueios e travas que impedem as mulheres de mudar rotinas indesejadas e ajudá-las a despertar seus potenciais para incorporar novos hábitos”, pontua Jurema.
Para conhecer o trabalho de Jurema Goetz, basta segui-la no Instagram. Na rede social, ela realiza o Café Donas do Tempo, programa com dicas de produtividade e diversos assuntos, entre eles como lidar com a ansiedade.