Entrevistas

Apaixonadas por atendimento, sócias da Focus Bahia ensinam a ganhar clientes

Paixão é o que move as empreendedoras Taís Abreu e Gisele Ferreira, sócias da Focus Bahia, empresa de assessoria em negócios com foco em atendimento sediada em Salvador, na Bahia. Taís conta que sempre teve interesse na área, não só pelos anos de atuação, mas também por uma característica peculiar do soteropolitano (como se chama quem nasce na capital baiana). “Em geral, ele reclama muito do atendimento, mas quando são atendentes, se acham íntimos do consumidor. E na verdade não são. Falta trato com o cliente, pois os atendentes daqui ainda não se adequaram para servir o cliente da melhor forma”, observa.

Depois de muita observação, pesquisa de mercado e experiência em lidar com o consumidor, Taís, que é publicitária por formação, decidiu montar a Focus Bahia ao lado da administradora Gisele em 2015, já com o desafio de criar uma nova cultura organizacional. “Falta esta cultura de excelência em atendimento ao consumidor, tanto que ainda não temos concorrente. Para as empresas, o cliente oculto é custo, não investimento. Por isso, o nosso maior desafio é desmistificar esta visão.”

Serviços

Além do cliente oculto, a Focus Bahia oferece pesquisa qualitativa, terceirização de serviços e também ajuda o contratante a participar de licitações públicas. Porém, Taís conta que o último ano foi de bastante desafio, já que, graças à crise, potenciais clientes se mostraram mais retraídos. “Mas já vemos um novo cenário. Estamos ficando conhecidas no mercado e recebendo indicações. É um período de expansão da nossa marca”, comemora.

Erros

Já que o assunto é atendimento, Taís compartilha com outras empreendedoras quais são os principais pontos de atenção que uma empresa deve ter com seus clientes. “O consumidor é a principal peça do jogo. Se não estamos ligados no que ele precisa, se não for bem atendido, todo o investimento no negócio vai por água abaixo. Daí a importância de investir no treinamento e entrosamento da sua equipe”, pontua a publicitária.

Outra grande tendência nesta área é a ciência de que as empresas hoje não vendem produtos ou serviços, mas experiências. “Vale perceber ainda como é a forma de atender do vendedor. Às vezes a empresa não está preocupada em treinar o funcionário com informações técnicas, o que prejudica a venda. Os erros, em si, são poucos. Os colaboradores não erram por falta de motivação, mas porque não tiveram um treinamento específico e o contratante não montou um script de atendimento”, finaliza Taís.

Camila Bez

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação e do empoderamento econômico.

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