Realizar o sonho de ser mãe vai te deixar mais pobre. E não é porque fraldas, roupinhas, suplementos e brinquedos de bebê são caros, mas porque existe uma penalidade na renda das mulheres após o parto.
De acordo com trabalhos científicos dos economistas Henrik Kleven e Camille Landais, com dados de todo o mundo, há uma grande queda na renda das mulheres após o nascimento dos filhos. Na Dinamarca, por exemplo, a perda de rendimentos é de 21%. Nos Estados Unidos, a redução do salário pode chegar a 44%, enquanto na Alemanha o prejuízo é de até 61%.
No Brasil, de acordo com levantamento do economista Gabriel Leite Mariante, mulheres que se tornam mães passam a ganhar, em média, 38% menos do que as sem filhos, prejuízo que está acima da média mundial: 25% nos 10 anos após a maternidade. Até mesmo as mães que decidem adotar sofrem esta penalidade.
Já a renda dos homens após a chegada dos filhos não se altera. Por que esta discrepância acontece? A sobrecarga materna explica. As mulheres perdem renda porque parte delas decide deixar o mercado de trabalho. Já entre as que continuam empregadas, é comum que elas decidam reduzir a carga horária e que haja também uma redução no valor da hora trabalhada.