Especiais

Sete informações que você precisa saber antes de abrir uma empresa

Ser dono do próprio negócio é o segundo maior sonho do brasileiro, tanto que 50 milhões de pessoas querem abrir uma empresa nos próximos três anos.

Mas antes de se jogar no mundo do empreendedorismo, segue a lista de sete coisas importantes que você precisa saber para ter sucesso no seu próprio empreendimento.

Capacitação contínua

Você está disposta a aprender sempre? Afinal, sempre surgem novidades no mercado que você precisa estar disposta a entender e enquadrar no seu negócio. O tema do momento é o metaverso. Já pensou em como o seu negócio pode se beneficiar desta nova realidade virtual?

Disciplina

Esqueça aquele papo de sombra e água fresca, Maria. Ou aquela ideia de que, ao empreender com o que você gosta, só vai fazer o que gosta. Além de fazer o que você gosta, você vai precisar cumprir uma série de tarefas que não aprecia. Por isso, haja disciplina.

Resiliência 

Ao ser dona do próprio negócio, você vai ter de lidar com uma série de oscilações. O cliente não honrou o pagamento no dia acordado, os preços aumentaram e comprometeram sua margem de lucro, colaboradores que faltam, meta de vendas que não é batida. Enfim, existem uma série de contratempos que precisamos aprender a lidar, mas que costumam ser menores do que o resultado da empresa como um todo.

Vender todos os dias

A primeira questão que você vai ter de aprender é criar estratégias para vender todos os dias. Não adianta postar uma arte no Facebook e Instagram e esperar que a mágica aconteça sozinha. 

Acompanhe tendências

Existem novidades que dominam o mercado, como foi a paleta mexicana anos atrás. Mas, se hoje você decidir investir neste produto para ganhar dinheiro, provavelmente só vai acumular prejuízos, tendo em vista que as paletas estão fora moda e são mais caras em comparação a outros tipos de sorvetes. Por isso, fique de olho nas tendências.

Formalize-se

Um dos melhores investimentos que você pode fazer é formalizar o seu negócio. Comece como microempreendedora individual (MEI), pois nesta modalidade você vai pagar um imposto acessível (até R$ 65 por mês), além de ter um CNPJ e assistência da previdência social para aposentadoria e licença-maternidade. Você também terá uma conta bancária pessoa jurídica, o que vai te ajudar na hora de administrar o caixa da sua empresa.

Camila Bez

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação e do empoderamento econômico.

Você também vai gostar de

Posts populares