Beleza

Como superar a crise: é hora de vender barato?

Com o dólar a mais de R$ 5, o preço do combustível dispara. Consequentemente, o custo de praticamente todos os produtos também crescem, assim como o preço final de todos eles. 

O dólar em alta também torna a exportação de produtos básicos,  como o arroz, mais lucrativa para os produtores. Com menos arroz disponível para o mercado brasileiro, este produto também fica mais caro.

Além da alta dos preços, nós vivemos (mais) uma crise econômica sem perspectiva para acabar, até porque a situação foi agravada pela crise da covid-19. Desde 2020, quase 65% das pessoas perderam renda e, claro, passaram a gastar menos.

Toda essa explicação serve para responder à seguinte pergunta: Camila, é hora de vender barato? A resposta é simples: não.

Necessidades básicas

O primeiro motivo pelo qual não devemos jogar nosso preço lá embaixo é que quem perdeu o renda nos últimos meses vai, antes de tudo, priorizar os gastos com necessidades básicas, como alimentação, moradia e segurança.

Assim, se você trabalha com um público de baixo poder aquisitivo, entenda que neste momento baixar seus preços não vai adiantar, pois o consumo deles estará concentrado justamente no suprimento das necessidades básicas.

Porém, clientes que continuam com dinheiro vão se deparar com a redução seus dos preços e vão pensar: “se está tão barato é porque não presta”.

Outro motivo para manter seus preços em um patamar justo: quem vem por preço também vai por preço. Então, o cliente que paga barato hoje porque tem pouco dinheiro certamente vai procurar outro fornecedor com mais qualidade quando estiver em uma situação financeira mais confortável.

E a beleza, como fica?

Ao contrário do artesanato, que atende demandas específicas, a beleza é um segmento de negócio visto como essencial para as brasileiras.

Mesmo assim, 375 mil salões fecharam as portas no ano passado, de acordo com dados da Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB).

Assim, atende-se a essas dicas para faturar mais:

  • Ofereça pacotes promocionais ou combos para aumentar a frequência das clientes;
  • Faça promoções em dias com menor movimento;
  • Oriente sua cliente sobre as necessidades de tratamentos e manutenções;
  • Peça indicações e recompensa as clientes que trouxeram em novas clientes.

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Camila Bez

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação e do empoderamento econômico.

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