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Do zero a R$ 2 milhões por anos: a trajetória de Sônia Leonardi, da Infobeleza

Faturar um milhão de reais em sete meses até parece uma missão impossível ou promessa de guru de palco. Mas foi uma realidade para Sônia Leonardi, dona da infobeleza escola de capacitação para profissionais da Beleza, que hoje está presente em quatro cidades, fatura mais de R$ 2 milhões por ano e emprega 150 pessoas.

A trajetória do zero ao milhão, no entanto, não foi nada simples. Natural de Piracaia, no interior de São Paulo, Sônia saiu de casa aos 14 anos, fugindo da violência doméstica e da pobreza. “Fui morar com a minha irmã, mas não deu certo. Cheguei até a dormir uma noite na rua e depois fingi ser maior de 18 anos para alugar uma casa com uma amiga”, lembra.

De origem simples, ela trabalhou em diversas funções que não exigem muita escolaridade, como babá, empregada doméstica, auxiliar de produção e de cozinha. Mas quando teve a oportunidade, cursou Administração, que só não concluiu por ter algumas matérias pendentes.

Um mantra

Ainda na faculdade, Sônia percebeu que se podia trabalhar para os outros também poderia trabalhar para ela. E com este lema, mudou-se para Bragança Paulista, também no interior de São Paulo, e passou a vender produtos de catálogos. “Vendas sempre me chamou atenção. Vendendo, eu poderia ganhar mais que trabalhando em um lugar fechado”.

Foi no porta a porta, aliás, que em 2010 ela conheceu o marido, com quem se casou três meses depois. E a união representou também uma mudança de paradigma para Sônia: ela não queria mais trabalhar fora de casa. A saída? Investir no ramo da beleza. “Surgiu a oportunidade de fazer um curso gratuito de cabeleireira pela prefeitura. Aí fiz o curso, depois fiz o de manicure e comecei a atender pessoas em casa. Meu marido pegou R$ 3 mil emprestados no banco para transformar a lavanderia no meu salão”.

Talentos reconhecidos

A ideia de unir os ramos de educação e beleza não surgiu da empreendedora. Foi uma professora que percebeu a aptidão de Sônia para o ensino e a convidou para lecionar em uma escola profissionalizante. Sônia aceitou o convite e, além de atender as clientes em casa e ensinar as alunas à noite, chegou até a ser promovida. “Depois de gerente, percebi que queria mais.  Então, decidi empreender”.

Ao lado de uma amiga e sócia, Sônia decidiu investir em uma franquia da Infobeleza, que na época custava R$ 40mil. “Meu marido tinha R$ 12.500 de limite de cheque especial e negociei o aluguel do espaço para pagar em 40 dias. No primeiro mês, fiz 200 matrículas e faturamos R$ 200 mil”.

A empreitada deu certo. Ainda que no começo do negócio Sônia eu tivesse de fazer tudo, como servir café, dar aulas, gerenciar a empresa, vender cursos e cuidar dos alunos, em cinco meses ela comprou a parte da sócia e em sete meses atingiu seu primeiro milhão de faturamento.

Três anos depois, ela comprou a marca Infobeleza por R$ 2 milhões – sucesso que atribui não só aos mercados aquecidos da beleza e da educação, mas também pelo trabalho ativo de vendas. Hoje Sônia possui duas franquias próprias, que faturam R$ 1 milhão por ano cada. até o fim do ano, ela almeja expandir a Infobeleza para 50 novas franquias.

Para chegar a este patamar, Sônia teve dificuldades, claro. Uma delas foi a gestão de pessoas e a decisão de sair da operação para dedicar-se apenas à parte estratégica do negócio. “Delegar é diferente de ‘de largar’ e o verbo não é confiar, é conferir”, ensina ela.

Outra questão a ser superada é a estigmatização da mulher. Ser uma empresa majoritariamente feminina é motivo de orgulho para a empreendedora. “Quando a pessoa procura franquia, ela é atendida por uma mulher. A visita técnica é feita por uma mulher. E o interessado depois vem conversar comigo. Por mais que estejamos no século XXI, em 2019, os homens querem conversar com os homens sobre negócios. Talvez se tivessem homens fazendo fechamento da venda das franquias, tivéssemos mais franquias. Mas essa não é a nossa proposta”, observa.

Já realizada nos âmbitos pessoal e profissional, Sônia agora almeja impactar cada vez mais pessoas. “Sonho mudar a vida das pessoas, levar transformação para as mulheres a partir da beleza. Realizei muitos dos meus sonhos, como casa própria, carro bom, ajudar os pais e viajar. Agora
quero pintar o Brasil de azul”, brinca ela, em referência à cor da marca.

   

Camila Bez

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação e do empoderamento econômico.

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