Ela não nasceu em berço de ouro. Ao contrário. Débora Santos vem do interior de São Paulo, de família de classe média baixa. Tudo que conquistou e está prestes a conquistar são frutos de muito esforço, item que descreve como “a chave de tudo”. E é por isso que, com apenas um mês empreendendo, ela já soma alguns clientes.
Formada em MBA Comercial pela Fundação Getúlio Vargas – investimento pago parceladamente-, Débora trabalhou em grandes empresas, entre elas a JR Diesel (empresa de peças de caminhão que ganhou notoriedade nacional pela trajetória de Geraldo Rufino). “Lidero equipes comerciais há 15 anos, como gerente comercial, sendo responsável pela reestruturação dos departamentos de vendas, marketing, atendimento, recepção, pós-vendas e assistência técnica. Ministro ainda treinamentos técnicos e motivacionais”, descreve.
Do outro lado do balcão
Além do trabalho mais recente na JR Diesel, ela também alcançou grandes marcas ao longo da carreira, como elevar a receita em 36% de uma empresa em apenas nove meses. Por isso, depois de tanta experiência, ela decidiu desengavetar um sonho que cultivava há anos: o se estar à frente do próprio negócio.
No início de abril, Débora tirou a Mirah Assessoria Comercial do papel. E, em apenas um mês, ela já soma alguns clientes, para os quais já conquistou grandes parcerias. “Uma empresa de confeitaria, que é de pequeno porte mas de potencial enorme, fechou contrato com uma rede de buffets. Em um mês, a Mirah voou. Me surpreendi com a quantidade de compromissos, mas estou adorando, pois é algo que sonhava lá atrás e agora está se consolidando”, pontual.
Dicas
Mas qual o segredo para se dar bem na área comercial? A nova empreendedora revela. “É um conjunto de fatores, entre eles relacionamento, networking e expertise. As parcerias vieram de pessoas que já conheciam o meu trabalho e sabiam da minha paixão pela carreira. Amo fazer o que faço, pois consigo visualizar oportunidades que passam despercebidas”, acrescenta.
Outro fator vital para que a área comercial da sua empresa se consolide é o planejamento. “Percebo que pequenas empresas, por serem pequenas, acham que não precisam se planejar. É preciso fazer o planejamento de pequeno, longo e médio prazo. O segundo ponto é a parte de prospecção. É fundamental desenvolver estes dois pontos das empresas que querem se firmar no mercado”, continua.
Criação também está no rol de dicas para quem quer vender mais, já que, “se você não fizer algo novo todos os dias, terá sempre o mesmo resultado”.
Por fim, quais são os próximos passos da empreendedora? Débora sonha em ter mais tempo disponível para os dois filhos e marido, visto que no mercado corporativo, ela chegava a trabalhar até 15 horas por dia. “Além da proposta de ter mais tempo e qualidade de vida, quero trabalhar com empresas rentáveis, pois só assumo compromisso com empresas em que realmente acredito”, finaliza.