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72% dos brasileiros priorizam empresas que oferecem programas de fidelidade

O estudo divulgado pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), apontou que dos 152 milhões de brasileiros com acesso à internet, 68 milhões fazem parte de algum programa de fidelidade, que tem como foco recompensar os clientes assíduos e fidelizar os novos consumidores. Os números representam uma penetração de mercado de 45%. A pesquisa apontou ainda que o percentual de pessoas que priorizam e concentram as compras em marcas que oferecem programas de fidelidade passou de 65%, em 2019, para 72%, em 2022.

Entre as principais vantagens de aderir a um programa de fidelidade estão os benefícios nas compras, sendo o desconto e a comodidade, as maiores delas. “Se por um lado, a compra recorrente facilita a rotina das pessoas que usam produtos ou serviços com recorrência, com comodidade e melhores preços, para as empresas, a prática oferece mais previsibilidade de receita”, afirma Marcella Zambardino, diretora de Impacto e sócia fundadora da positiv.a. A marca de produtos ecológicos conta com itens de limpeza e autocuidado de uso diário, o que torna a recorrência ainda mais interessante para os clientes, que não precisam se preocupar com a falta do produtos em algum dos usos.

Ao lado dos sócios Alex Seibel e Rafael Seibel, Marcella criou a marca em 2016 justamente para oferecer uma cesta ecológica com os itens realmente necessários para o dia a dia. Segundo ela, como uma forma de facilitar as escolhas sustentáveis e realmente necessárias para os consumidores. “Não me sentia confortável vendo a quantidade de descarte de plástico, com a variedade de produtos convencionais que as pessoas usavam no dia a dia”, explica a fundadora. Atualmente, a recorrência já representa cerca de 20% da receita da empresa.

A recorrência também auxilia na democratização dos preços, explica Marcella. “Fizemos um levantamento que apontou que 51% dos consumidores consideravam produtos sustentáveis caros, apesar do interesse em consumi-los. Se o preço era a barreira, mudar o consumo dependia diretamente do aumento da demanda pelos clientes, e da nossa previsibilidade e capacidade produtiva”, reforça Marcella. Com a compra recorrente, nos sentimos mais seguros em apostar no aumento da produção. Atualmente, 50% das 68 SKUs da positiv.a já têm preços competitivos com os tradicionais.

Os segmentos de beleza e limpeza não são os únicos a apostar na recorrência. No mercado pet, o principal case de compra recorrente é a Petlove. A marca de produtos voltados para pets já conta com 300 mil assinaturas. Grande parte disso se deve ao fato de que, considerados parte da família dos tutores, os pets também exigem cuidados diários e recorrentes. Totalmente previsíveis. Como areia ou tapete higiênico, rações, higiene, limpeza e demais cuidados.

Outro setor que também se destaca em recorrência é o de supermercado. Prova disso é que não só os supermercados físicos apostam há anos no oferecimento de selos por valores de compra, que somados rendem a troca por produtos. Nos últimos anos, foram criadas startups de compras de supermercado que apostam em conseguir preços melhores, planejar compras e ainda possibilitar compras com apenas alguns cliques, que são entregues na porta de casa. Uma delas é a brasileira Shopper, que tem mais de 250 mil cadastros no aplicativo voltado para compras mensais recorrentes de produtos não-perecíveis.

Fonte: Assessoria de Imprensa

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