Com apenas 19 anos, Loriana Matos deixou de ser funcionária de uma loja de roupas para ser a dona. Esta foi uma das alternativas que encontrou para ter mais liberdade e qualidade de vida no interior do Paraná, na cidade de Sengés, localizada a 270 quilômetros da capital, Curitiba.
Porém, engana-se que a jovem parou por aí. Além do desafio de tornar a loja cada dia mais conhecida na região, Loriana também investiu na consultoria de imagem e estilo. “Como a consultoria ainda é nova no País e é um tabu por causa dos programas de moda, procuro dar dicas para vender roupas funcionais para o cliente, que tem de usá-la mais de uma fez. Agrego, com as dicas, mais valor aos meus produtos”, pontua.
Novo começo
Assumir a administração da loja em que trabalhava foi um grande divisor de águas na vida da empreendedora. “Enquanto funcionários, temos uma visão restrita do negócio. A partir do momento que você se torna patrão, a responsabilidade e cobrança são muito maiores. Foi uma responsabilidade muito grande e ainda é, porque empreender é todo dia”.
No entanto, algo que favorece a paranaense é sua característica principal, como ela mesma descreve: ser adaptável. “Sou bastante flexível e tenho uma personalidade fácil de mudar. Não tenho certezas absolutas, pois nunca sabemos de tudo e qualquer pessoa, todas as que estão ao nosso redor, sempre têm algo a nos ensinar”, observa.
Assim, Loriana está sempre reinventando as estratégias para impulsionar os negócios. “A partir de R$50 em compras, o cliente ganha um cartão fidelidade. A cada R$ 250, ganha 20% de desconto. E se trouxer amigos, ganha desconto também. O boca a boca ainda é a melhor propaganda.”
Além de apostar em vendas online – passo que ela dará em breve-, a Loriana também tira vantagem da consultoria de imagem, para divulgar o serviço e também melhorar a experiência de compra dos clientes. “Com esta informação acabo gerando futuros clientes e parceiros.”
Expansão
Mas só a Loja Matos e a consultoria de imagem não estão de bom tamanho para Loriana. Seu sonho agora é abrir filiais ou então transformar sua marca em uma franquia para abrir nas cidades vizinhas. “Quero ser um referencial de loja em que o cliente compra de forma consciente, sabendo que aquelas peças o vestem bem. Que o cliente olhe para minha loja e já saiba que vai comprar certo”, planeja.
E como a empreendedora vai atingir este patamar? Com o suporte da família, conselho que ela dá para as demais mulheres que querem ter os próprios negócios. “Minha dica é que ninguém faz nada sozinho. Tenho uma família que me apoia e dá um suporte muito grande. Se você tiver alguém que aposta as fichas em você, grude nela. Alguém te incentivando e colocando vc pra cima nos momentos de dificuldade é essencial”, conclui.