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Como Vanderleia Azevedo transformou uma paixão em negócio? Conheça o Venus’ Secret Spa

Quando criança, Vanderleia Reis de Azevedo tinha o costume de se trancar no quarto. Lá, cuidava dos cabelos, passava maquiagem e ainda testava combinações de roupas. A única coisa que ela não fazia era imaginar que a vaidade se transformaria em negócio: hoje ela é dona do Venus’ Secret Spa, empresa que atende, em média, 180 clientes por mês.

Filha de comerciantes, Vanderleia nasceu no interior de Santa Catarina e se mudou para São Paulo aos 18 anos. No entanto, ela nem sonhava em seguir a tradição familiar. “Vim em busca de oportunidades e de uma profissão e fui parar em uma imobiliária. Foi onde comecei a ganhar o meu dinheirinho.”

Logo, ela conheceu outras pessoas do prédio comercial em que trabalhava. “Fiz amizade com a secretária do cirurgião plástico, pois queria fazer uma cirurgia no nariz. Ela saiu de licença maternidade e eu a substituí”, continua.

Foi a partir desta nova oportunidade que Vanderleia deu seus primeiros passos na estética. Incentivada pelo então chefe, o cirurgião plástico Adolfo Carlucci, ela investiu em formações no Senac. E depois de um anos e meio trabalhando como recepcionista da clínica, ela decidiu transformar sua paixão em uma empresa.

Caso ou compro uma bicicleta

A dúvida tradicional de jovens casais ganhou nova roupagem para Vanderleia, que estava dividida entre comprar um apartamento ou abrir uma empresa. Aos 24 anos, ela escolheu a segunda opção e abriu o Venus’ Secret. “Como eu já tinha uma clientela, em três meses de atividade o negócio já se pagava. Mas lógico que o processo foi muito difícil”, lembra.

Depois de dois anos à frente do negócio como esteticista, Vanderleia decidiu expandir o portfólio e investiu também serviços de cabeleireiro, estes realizados por parceiros. Mas o negócio só lhe causou estresse, pois ela, na verdade, não aguentava o barulho excessivo dos secadores de cabelo e nem das conversas no salão. “Tinha uma cliente que sempre fazia sessões de coaching comigo gratuitamente durante os tratamentos estéticos. Até que perguntei quanto era o processo, fiz um coaching de liderança e foi aí que descobri que o meu propósito não era aquele”, conta.

Com 17 anos de mercado, dois apenas como esteticista e os demais comandando um centro de beleza, Vanderleia decidiu se reinventar. Trocou o ambiente barulhento de salão de cabeleireiro por um ambiente tranquilo. Hoje o Venus tem como objetivo ser referência como um espaço de qualidade de vida ao oferecer tratamentos estéticos e terapêuticos para clientes de diversas partes do mundo – sim,  ela recebe diversos estrangeiros que, de passagem pela capital paulista, decidem investir na saúde física, mental e emocional.

Recarregar as energias

Localizado em Pinheiros, em São Paulo, o Venus’ Secret Spa tem uma ampla gama de serviços, desde massagens, aulas de tai chi chuan, realinhamento de chacras, reiki, entre outros. E é justamente neste momento que Vanderleia entra em ação. Dividida entre a administração e o atendimento, ela exige de toda a equipe de terapeutas excelência em todos os detalhes. “Se o meu trabalho dura duas horas, agendamos duas horas e meia. É importante ter este espaço para não tirar o cliente da sala e ter tempo para se preparar para o próximo atendimento.”

Outra especialidade do Venus: colocar o consumidor no centro do atendimento. Antes de entrar nas salas, o cliente preenche uma ficha cadastral, em que pode escolher diversos detalhes do tratamento, como o tipo de música ambiente e também o aroma que será usado na sala durante a sessão. “O cliente tem de sair completamente satisfeito”, conta Vanderleia, que monitora a qualidade dos serviços a partir de avaliações.

Mais que excelência, Vanderleia também preza pela proximidade com os clientes, tanto que foi até convidada para participar do casamento de alguns. Também é comum que ela atenda diversas gerações de uma mesma família, a exemplo de mãe e filho que viajam de Santo André até Pinheiros uma vez por mês para fazer limpeza de pele com ela.

Desafios

Nestes mais de 20 anos à frente do próprio negócio, Vanderleia soma hoje um mailing com mais de 10 mil clientes cadastrados. Ela também conta com indicações para aumentar o número de atendimentos, vende vale-presente (que podem ser comprados por quem está no exterior) e promove eventos para divulgar o espaço. “Tenho bastante retorno do TripAdvisor, pois 95% das pessoas avaliam bem do meu trabalho e é uma ferramenta gratuita”, comemora.

Alguns desafios do negócio persistem até hoje. “Na minha área, é muito comum que os clientes escolham o profissional. Ao longo do tempo, uma dificuldade que tive foi começar de novo. Pois divulgo o profissional e ele sai e leva os clientes com ele. Eu cansei um pouco, então hoje eu sou o carro-chefe da empresa”, continua.

Por isso, o sonho de Vanderleia agora é contar com uma equipe de parceiros que tragam um modelo de negócio mais colaborativo para o negócio, como um coworking de terapias, em que os parceiros atendam clientes no spa.

Camila Bez

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação e do empoderamento econômico.

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