Colunas

Você é apaixonada pelo seu negócio? Fique atento!

Ser apaixonado pelo seu negócio é um dos fatores essenciais para ter sucesso, mas fique atento, pois a paixão pode estar te cegar!

Se você é empresária, é bem possível que você seja apaixonado pelo seu negócio, principalmente se você passou anos sonhando em ter sua própria empresa e finalmente conseguiu.

Ser apaixonado pelo negócio é maravilhoso! Unir lucro com paixão é umas das melhores coisas que podemos fazer na vida!

Você já viu essa frase do Steve Jobs: “Para ter sucesso, é necessário amar de verdade o que se faz? Caso contrário, levando em conta apenas o lado racional, você simplesmente desiste. É o que acontece com a maioria das pessoas.”

Eu concordo com ele, mas acontece que, assim como na vida pessoal, quando estamos muito apaixonados por alguém, a tendência é só ver as qualidades e não enxergamos as falhas da pessoa. Isso pode ser ótimo para o início do relacionamento, mas com o passar do tempo… você sabe, né?

Você já ficou cego de paixão?

Roberto era casado com Kamila há 4 anos. Já tinham uma filha e viviam bem como casal. Se conheceram e casaram rápido, bem no auge da paixão. Sempre que Kamila comprava uma roupa nova, perguntava para o marido se estava bonita e ele dizia que sim.

Com a passagem do tempo e a após o nascimento da filha, Kamila continuou perguntando e ele respondendo que ela estava linda.

Um dia após 10 anos, quando a paixão esfriou e eles já estavam a ponto de se separar, Kamila pegou as fotos antigas para ver e percebeu que ela tinha ganhado muito peso ao longo desses 10 anos e perguntou ao marido porque ele nunca a tinha alertado a respeito disso.

Claro que, com a crise no casamento, essa discussão a respeito de falar a verdade sobre o peso da esposa não terminou bem. Mas o fato é que no momento da paixão, Roberto não via defeito na esposa. Não achava que ela estava acima do peso, não conseguia enxergar um motivo para que ela precisasse emagrecer.

Bem, o casamento acabou, não por causa do peso da Kamila, mas acabou!

Kamila emagreceu, mudou o cabelo, entrou na academia, rejuvenesceu 10 anos e ficou muito mais bonita do que quando conheceu Roberto. Acho que ele deve ter se arrependido da separação! Mas a paixão impediu que Roberto ajudasse a Kamila a continuar linda como no início do relacionamento.

Isso já aconteceu com você?

Se você é apaixonado pelo seu negócio, tenha cuidado!

Na sua empresa pode acontecer a mesma coisa! Você ser tão apaixonado pelo seu negócio pode estar te impedindo de ver os pontos de melhoria nela.

E sabe o que é pior? Você ama seu negócio, seus clientes não! Eles querem comprar seus produtos ou serviços para resolver os problemas deles, então eles conseguem ver as falhas do seu negócio, mas não estão preocupados em te avisar. Eles vão procurar outras empresas que oferecem melhores produtos e serviços para eles.

Esse é o grande problema de ser cegamente apaixonado pelo seu negócio. Não quero dizer que você precisa “desapaixonar”, mas ter alguém que te ajude a enxergar os obstáculos, pontos de melhoria, competências a serem desenvolvidas é fundamental para que seu negócio continue crescendo.

Se não fizer isso, você vai levar essa situação até o último fôlego e precisará fechar o negócio ou vender para alguém que perceba as mudanças que precisa fazer.

Mas tem uma solução: o coaching para empresários e empreendedores pode lhe ajudar

Como coach de empreendedores e empresários, todos os dias descobrimos novas formas e oportunidades para tornar o negócio mais forte e alinhado com a paixão e o propósito do empresário, aliando ao aumento de lucro. Sempre!

Se você quer saber mais, leia esse artigo que preparei e explico detalhadamente como o processo de coaching pode te ajudar a unir lucro, paixão e propósito.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seu amigo que é apaixonado pelo seu negócio, mas não sabem dos riscos que isso pode causar.

Você também vai gostar de

Posts populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *