Bruna Santina Martins, de 25 anos, tinha apenas 16 quando conheceu o YouTube, plataforma de vídeos do Google que estava apenas no início das operações. Mesmo assim, a então adolescente ficou encantada com a novidade por dar espaço a meninas normais que compartilhavam dicas de maquiagem e beleza. “Então, pensei: por que não compartilhar as minhas também?”, conta.
Nascia então a Niina Secrets, que nove anos depois soma 3,4 milhões de seguidores no Instagram e 3,7 milhões na rede social de vídeos. Mas engana-se quem pensa que fazer sucesso nas mídias digitais foi um processo fácil ou rápido. A primeira questão enfrentada pela empreendedora foi a aprender a trabalhar em um mercado tão novo. “Quem era da área ajudou a moldar o mercado publicitário. A gente ia criando e conversando para entender como poderia trabalhar”, continua.
A profissionalização como produtora de conteúdo veio em 2013, junto com assinatura do primeiro grande contrato para produzir vídeos diariamente para o canal YouTube Beleza, patrocinado pela L’Oréal. “Fiquei perdida. Minha mãe, que é empresária, me ajudou. Tive de abrir empresa, emitir nota fiscal e contratar um contador”, lembra a jovem, que fechava parcerias também com lojas que enviavam produtos para divulgação das redes.
Reality show
Niina até tinha um vlog no YouTube para compartilhar experiências pessoais. Porém, a maior experiência de exposição veio graças à participação em um reality show de canal fechado, quando ela e a família adotaram uma celebridade.
A exposição da própria rotina sobre a ótica de outro veículo de comunicação, no entanto, teve pouco impacto na construção de imagem dela. “TV e internet têm públicos muito diferentes. Participar do reality não teve um ‘boom’ como objetivo na carreira, porque sabíamos que isso não ia acontecer. Sinto que os expectadores são pessoas que me viram na TV, mas não acompanham o meu canal.”
Além dos números
Há quase uma década trabalhando nas redes sociais, Niina defende que a internet é uma ferramenta muito poderosa para trazer retorno financeiro para anunciantes e produtores de conteúdo. Assim, para conquistar patrocinadores e clientes, ela estuda as marcas, desenvolve projetos com as empresas que tem mais afinidade e até dá uma assessoria para as parceiras em potencial. “É construir uma relação até ter intimidade com o dono ou gerente da marca e dizer que sonho em lançar aquela marca”, entrega.
Outra questão significativa na visão da jovem é a desmistificação dos números, pois ela preza mais pela qualidade do que por quantidade. “Hoje, para mim, é muito mais importante construir minha marca. Construir meu nome é mais importante que os números, pois os números não significam nada. O que as pessoas pensam quando escutam o meu nome? Isso me importa muito mais”, continua.
Mais uma ilusão comum de quem não é da área: a de que ser youtuber e a própria chefe são tarefas fáceis. “A minha cabeça não para de trabalhar. Viajo muito, mas não consigo descansar, já que produzo conteúdo o tempo todo”, admite.
Outro desafio é conquistar a confiança das marcas, para que estas invistam mais em publicidade nos meios digitais. Niina observa que grandes empresas tendem a gastar muito mais dinheiro em mídias tradicionais que não dão o retorno correspondente ao investimento, em vez de investir na internet, que possibilita a análise de resultados.
Para quem quer empreender, seja na mídia digital ou não, Niina aconselha dar o primeiro passo. “Sinto que muita gente tem vontade de iniciar um projeto, mas não começa, não começa, não começa. Então, a primeira dica é realmente começar e se jogar de cabeça, enxergando o projeto como um trabalho, pois hoje está muito mais fácil e empreender, já que as redes sociais estão do nosso lado”, conclui.