Por Rafaella Pisano
Manter a produtividade no home office, é algo que só conseguimos quando estamos em um ambiente organizado. E hoje eu trouxe dicas para deixar tudo no lugar para que nada atrapalhe o seu voo!
1. Gerencie os papéis
Você já prestou atenção na quantidade de papeis que passam pela sua mesa? Vamos começar separando esses papeis em 4:
• Importantes
• Avaliar
• Lixo
• Arquivo
Assim que um papel estiver na sua mesa, determine o nível de importância dele. Se ele for uma conta, por exemplo, ou um relatório, deixe na pasta de importantes. Se não for útil pode jogar fora.
PS: se você não gosta, por exemplo, de jogar folders fora, uma boa dica é armazenar esses arquivos online. Um programa como o evernote ou o OneNote, podem guardar esses arquivos para você e ainda deixam eles disponíveis no computador e smartphone. Vale muito a pena! Arquivos são papeis que não têm mais utilidade, mas necessitam ser guardados. Um IPTU pago pode ser guardado na pasta. Um papel chegou na sua mesa, deixe no avaliar. Crie o hábito de, pelo menos uma vez ao dia, analisar a papelada para deixar tudo em dia.
2.O Amor deve ser guardado no coração ♥
Parece cruel, mas prometo que é para o seu próprio bem. Ter uma foto do seu filho em cima da mesa de trabalho pode ser um combustível para os dias em que você não está tão animada assim. Porém, colocar a primeira escultura de macarrão, a lembrancinha da primeira viagem, o primeiro sapatinho ou o primeiro desenho só vai sobrecarregar um espaço que não foi feito para recordações. Nós, empreendedoras, precisamos ser práticas. No momento em que estamos trabalhando não podemos nos distrair. Você pode optar por colocar essas lembranças em uma caixa e deixar perto do seu criado mudo. Assim, quando acordar, poderá olhá-las e ficar mais animada antes de ir ao escritório.
3.Mesa livre
Existem diversos organizadores no mercado, e eles podem te ajudar muito nessa tarefa. Mantenha sua mesa livre de objetos, pois isso atrapalha a concentração. Clips, canetas e outros acessórios podem ficar guardados em um gaveteiro, ou até mesmo em um suporte adequado. Encontre um que se adapte ao seu estilo e ao seu bolso, mas que deixe tudo em seu devido lugar.
4. Ergonomia
O ponto mais importante na hora de organizar o home office é certificar-se de que a máquina que você utiliza e a cadeira estão em posições confortáveis. Agora, além de confortáveis elas devem ser ergonomicamente adequadas. O computador deve estar na altura dos seus olhos e a cadeira deve permitir que você encoste os pés no chão. Existem suportes que elevam os monitores e você pode utilizar um puff para apoiar os pés.
E ai, prontas para começar uma semana mais produtiva? Aproveito para dizer que aceito sugestões de pautas sobre arquitetura e organização. Se existe alguma dúvida nesses setores que está te impedindo de voar, não deixe de entrar em contato. Essa pode ser a dúvida de outras Marias também!
Rafaella Pisano é arquiteta e personal organizer. Para saber mais sobre o trabalho dela, clique aqui!