A primeira dúvida que vem à mente da maioria das pessoas que pensam em ter o próprio negócio é: o que posso vender para gerar renda extra?
No entanto, este tipo de pergunta está longe de dar a resposta que a aspirante à empreendedora precisa. Mais que isso: ainda que decida qual produto ou serviço vai oferecer, a dona do negócio não tem a real ideia de como vender e conquistar clientes. Afinal, o cliente não está nem aí para o que você vende.
O que o cliente realmente quer é ir além daquilo que você oferece. São experiências e emoções que levam-no a comprar de você. É o que defende Pedro Superti, especialista em Marketing de Diferenciação e criador do Fator X Live 2020, evento realizado em São Paulo de 17 a 19 de janeiro.
Ao longo de três dias de evento, cerca de oito mil empresários e empreendedores aprenderão “técnicas para descobrir qual é o Fator X de suas empresas”, para transformar marcas em únicas e desejadas, impulsionando assim os resultados de qualquer tipo de negócio. “Muitos empreendedores acham que é preciso ser uma multinacional, uma empresa grande, para ter a mentalidade de uma grande empresa e isso não é verdade. A diferenciação é importante tanto para quem tem mais de 200 funcionários quanto para quem é autônomo. É uma característica que vai muito além de oferecer um produto ou serviço de qualidade. O segredo da diferenciação está em oferecer a melhor experiência possível ao cliente, aquela sensação de ‘isso aqui foi feito para mim!’. Se você não oferece algo nesse sentido então você não passa de mais uma empresa genérica no meio de tantas outras”, comenta o criador do evento.
De acordo com Superti, a metodologia do Fator X consiste em técnicas de posicionamento e diferenciação para fazer as empresas crescerem, independente do tamanho que elas têm atualmente. E, a partir da imersão com o palestrante (que comandará o palco durante 80% do tempo) e palestrantes convidados, “o empreendedor passa a criar um movimento que atrai muito mais clientes: atrai pessoas que compram daquela marca pelo que ela é, não apenas pelo que ela vende”.
Um bom exemplo de como a diferenciação multiplica as vendas é o case da dermatologista Larissa Viana, que para atrair clientes depois que um dos principais convênios que ela atendia faliu, investiu na produção de conteúdo para as redes sociais. Com mais de 30 mil seguidores no Instagram, ela dá dicas de beleza e tratamentos. Como resultado, viu o faturamento da clínica aumentar cinco vezes.
Alguns dos assuntos abordados ao longo do Fator X Live 2020 são marketing, liderança, encantamento de clientes e visão. A programação inclui ainda surpresas e cases de sucesso, com técnicas “que farão qualquer negócio decolar”.
As inscrições são feitas em https://www.ofatorx.com.br/live20.
Serviço
Fator X Live 2020 – Descobrindo sua Grandeza
Data: de 17 a 19 de janeiro
Horário: das 9h às 20h
Local: Expo São Paulo – Rodovia dos Imigrantes, 1500, Água Funda, São Paulo
Ingressos: https://www.ofatorx.com.br/live20