Entrevistas

Com carteira de clientes estabilizada, Cris Correa ensina a se reinventar e superar no mundo dos negócios

Desafios. Quando perguntada sobre o que é ter o próprio negócio, Cristiane Correa é enfática: empreender é disposta a enfrentar desafios. E esteve superação está presente em todos os momentos da sua vida, especialmente depois que ela decidiu empreender, tendo em vista que, para se consolidar, teve de se reposicionar algumas vezes.

Cearense, Cris conta que o espírito empreendedor se manifestou ainda na adolescência, pois, apesar de receber mesada dos pais, ela sempre inventava alguma coisa para vender quando queria comprar algo mais caro. Outra característica que traz desde cedo é o gosto por compartilhar conhecimento. “Quando criança, lembro que eu sempre estava ensinando algo para as minhas amigas”, recorda.

Já na faculdade, optou pela administração. “Mas sempre estive envolvida com moda. Trabalhei em confecções, na parte de gestão de qualidade, depois fui para a parte de vendas como consultora de franquias da Hering”, continua.

Do outro lado do balcão

Há 11 anos, Cris decidiu trocar o nordeste pela capital paulista, a fim de acompanhar o marido, que foi transferido a trabalho. Porém, a mudança de endereço não foi a única que pontuou a vida da administradora. “Decidi não voltar mais para o mercado de trabalho. Vim como empreendedora, fazendo aquilo que gostava, que era vendas”, lembra.

Uma das vontades que a motivaram a fazer esta transição foi ter mais tempo para dedicar à filha, hoje com 16 anos. Assim, era hora de transformar todos os seus conhecimentos em negócio. “Fui vender acessórios e bolsas. Mas não queria vender bijuteria, daquelas que vendem na [Rua] 25. Queria dar garantia ao cliente, oferecer um produto melhor”, pontua.

Cris então passou a vender peças de alta qualidade, produzidas em alumínio e pedras Swarovski. E, claro, para encontrar seu público-alvo, das classes A e B, ela passou a visitar salões de cabeleireiro de luxo.

Graças à moda do maxi colar, clientes passaram a pedir dicas de como usar esta peça e criar combinações de roupas. Cris então viu mais uma oportunidade: ser consultora de imagem. “Já tinha feito curso para mim, depois fiz para dar palestras”, continua.

Muito além da imagem

A atuação como consultora de imagem fez com que Cris percebesse que a questão não era roupas, mas a necessidade de autoconhecimento e autoaceitação que as clientes tinham. “Elegância não é um estilo de roupa, é um estilo de vida. Procurava fazê-las entender que mais importante que vestir são os seus valores. Não adianta querer se vestir como uma executiva se a cliente fica em casa”, pondera.

Outro ponto que, inicialmente, se mostrou um grande desafio no negócio foram as vendas. Cris não tinha problemas para prospectar e fechar trabalhos, mas tinha resistência em cobrar, o que fez com que ela acumulasse prejuízos financeiros.

E mais uma vez o autoconhecimento entrou em ação. A consultoria de imagem notou que sua vocação não era vestir as pessoas até porque seu trabalho sempre teve como objetivo final fazer com que as clientes se sentissem bem e estilosas independente dela ou da tendência de atual da moda. “Para mim, a consultoria de imagem só tinha valor se eu conseguisse atingir o meu objetivo, que era fazer com que a cliente pudesse ser independente de mim e também da moda. Queria que elas aprendessem a partir do autoconhecimento do próprio corpo. Por isso, entendi que o meu desejo não era a consultoria, mas a transformação das pessoas.”

Assim, Cris se desvinculou da imagem de consultora de moda e passou a se vender como personal branding. Para tanto, ela investiu em formações de coaching, oratória. A estratégia deu certo. Hoje Cris atende entre 8 e 10 clientes por mês, a maioria vinda de indicação. “Os resultados são por conta de indicação, do boca a boca. Faço parte de alguns grupos de liderança e networking como especialista em gestão de imagem e marketing pessoal.”

Mais projetos

Mas Cris não pensa em parar por aí. Ela sonha em impactar pessoas e direcioná-las para aquilo que sonham fazer. Para tanto, ela vai lançar dois novos produtos. O primeiro deles é o Defina-se, em que vai trabalhar desenvolvimento pessoal. E o segundo é o Empoderando a Mente, voltado para o público cristão, com o objetivo de estimular inteligência profissional e alta performance.

Camila Bez

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação e do empoderamento econômico.

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