Clientes estão abandonando programas de fidelidade
Marketing

Por que os brasileiros estão reduzindo sua fidelidade a marcas e empresas?

Os programas de fidelidade sempre atraíram muitos consumidores. Com uma estratégia eficaz não apenas para atrair, mas reter clientes, no entanto, essa modalidade, segundo a 12ª pesquisa Global Consumer Pulse, da Accenture Strategy, feita com 25.426 consumidores pelo mundo, sendo 1322 brasileiros, mostra que 80% dos brasileiros estão reduzindo sua fidelidade a marcas e empresas.

 

Para Gustavo Frachia, sócio da Fidelis Club, plataforma para programas de fidelidade e recompensas, a pesquisa reforça que o consumidor está muito mais exigente e não se interessa mais por modelos tradicionais. “Há inúmeros fatores que levam os clientes a serem mais exigentes com programas do tipo, com destaque para esperar receber do varejista ou do prestador de serviço um valor superior ao que foi pago – impulsionado também pela crise causada com a pandemia de Covid-19 -, não se ‘comprometer’ com apenas um estabelecimento e ter mais conveniência para verificar qual é o melhor benefício para aquele momento de vida, seja ter desconto em novas compras, receber dinheiro de volta ou ter a liberdade de investir o dinheiro acumulado”.

 

A pesquisa revela ainda que, para 36% dos consumidores, as expectativas sobre fidelidade se modificaram. “Após anos de pesquisa sobre o setor, decidimos que era vital termos diferenciais importantes para oferecer ao mercado, tanto para o varejista e comerciante aderir ao programa, como para o consumidor, que visualizaria, de fato, vantagens expressivas em aderir à modalidade”, revela Frachia.

 

O que tem impacto na vida do consumidor?

Hoje, é preciso pensar em maneiras diferenciadas de fidelizar o consumidor. É fundamental que o cliente tenha total liberdade para decidir o que realmente tem impacto em seu dia a dia. Se antes era unânime a preferência por milhas de viagens, hoje, muitos preferem ter descontos para utilizar em produtos ou lojas diferentes daquelas onde o produto foi adquirido. “Além disso, há uma grande parcela de clientes que está optando por investir o dinheiro poupado, inclusive em criptomoedas, por exemplo”, destaca o executivo.

Camila Bez

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação e do empoderamento econômico.

Você também vai gostar de

Posts populares