Marketing

O que responder quando o cliente diz que não tem interesse?

Que vender é uma arte, nós já sabemos. Porém, quem quer ter resultados acima da média também precisa ter um desempenho acima da média. E isso inclui lidar com a rejeição do cliente. 

Quando o cliente diz não para a sua oferta, você não deve simplesmente desistir, pois há maneiras de reverter este não. Quer saber como? Veja as próximas páginas. 

  1. Pergunte qual era a expectativa do cliente

Aqui, o importante é entender o que o cliente gostaria de comprar e quanto ele espera desembolsar pelo produto ou serviço. Deixe-o falar. Diante da resposta dele, você pode adaptar a sua oferta ou então entender que aquele perfil de cliente não é o seu público-alvo (e tudo bem!).

  1. Ressalte as vantagens que o seu produto oferece

O cliente costuma rejeitar ofertas de produtos que ele não vê valor. Por isso, ressalte as vantagens que o seu produto oferece e mostre provas sociais (depoimentos) e as garantias do produto, a fim de conquistar a confiança do cliente e aumentar a percepção de valor que ele temem relação ao seu produto.

  1. Em vez de desconto, ofereça uma vantagem a mais

Um dos principais motivos para a objeção costuma ser o preço. Mas, para não comprometer a sua margem de lucro, ofereça alguma vantagem além das inicialmente ofertadas para ele. 

  1. Tenha sempre uma margem para desconto

Ofereça um desconto (que você já tinha calculado dentro do seu preço) junto com uma condição: que o cliente finalize a compra no mesmo dia. Assim, você não dá espaço para que o cliente reconsidere a compra: para garantir o desconto, ele tem de fechar a compra na hora. 

E se nada der certo?

Tudo bem, faz parte do jogo. Na operação de vendas é muito comum que o número de pessoas abordadas seja muito maior do que os clientes que efetivamente comprar seus produtos. 

Mas atenção: aprenda com este processo. Observe o perfil, interesses e porquês dos potenciais clientes que não tiveram interesse no seu produto. Assim, você pode adotar duas estratégias: aprimorar o produto para atender às expectativas destes clientes e termais convicção de quem são as pessoas que têm tendência para comprar de você. 

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Camila Bez

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação e do empoderamento econômico.

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