Marketing

Como vender mais em 2022? Confira as datas comerciais

Para algumas empreendedoras, o ano só começa após dia 10. Para outras, depois do Carnaval. Mas para muitas, 2022 já começou.

 

Um dos segmentos que já está em fervorosa é o de confeiteiras, que já iniciaram pesquisas de estratégia e vendas para a Páscoa.

 

Mas quais são as épocas sazonais deste ano e como se preparar para elas? Calma, o Voa, Maria te ajuda.

 

Antes de mais nada, saiba quais são as principais datas comerciais e comemorativas do ano:

 

  • 26 de janeiro: Dia da Gula
  • 01 de março: Carnaval
  • 08 de março: Dia da Mulher
  • 15 de março: Dia do Consumidor
  • 17 de abril: Páscoa
  • 01 de maio: Dia do Trabalho
  • 08 de maio: Dia das Mães
  • 12 de junho: Dia dos Namorados
  • 24 de junho: São João
  • 20 de julho: Dia do Amigo
  • 14 de agosto: Dia dos Pais
  • 15 de setembro: Dia do Cliente
  • 21 de setembro: Dia da Árvore
  • 30 de setembro: Dia da Secretária
  • 12 de outubro: Dia das Crianças
  • 15 de outubro: Dia do Professor
  • 31 de outubro: Halloween
  • 20 de novembro: Dia da Consciência Negra
  • 21 de novembro: Abertura da Copa do Mundo
  • 25 de novembro: Black Friday
  • 28 de novembro: Cyber Monday
  • 25 de dezembro: Natal
  • 31 de dezembro: Ano Novo

Planejamento

Agora que você já sabe quais são as datas com maior apelo comercial, surge uma nova pergunta: como aumentar as vendas?

 

O primeiro passo para tirar proveito destas datas é o planejamento. Desta forma, você vai se preparar para comprar matéria-prima em quantidade adequada e também a preços menores.

 

Por exemplo: para quem é da saboaria e está fora de São Paulo, achar glicerina para a produção de sabonetes a partir de outubro é uma missão quase impossível. E, graças aos constantes aumentos provocados pelo dólar, comprar esta matéria-prima perto do Natal pode acabar com a sua margem de lucro.

 

Por isso, prepare-se para fazer um pequeno estoque.

 

Para saber a quantidade ideal de matéria-prima, tome como base os seus resultados dos anos anteriores. Se você vendeu, por exemplo, 40 unidades de um determinado produto, compre inicialmente a quantidade necessária para a produção dessas 40 unidades e já comece os trabalhos de divulgação, a fim de já vender as peças e ultrapassar o resultado feito no ano anterior.

 

Caso você seja mais ousada, compre já a quantidade de matéria-prima para produzir ainda mais. Só não exagere e perca a noção de realidade. Aproveitando o exemplo acima, em que você vendeu 40 unidades, eu sugeriria comprar material suficiente para a produção de 60 ou, no máximo, 80 unidades (o que significa dobrar o resultado do ano passado).

 

Mas eu jamais sugeriria que você comprasse suprimento para a venda de 300 unidads, pois é um resultado muito acima do obtido ano passado e que você não tem base (pelo menos inicialmente) para garantir este montante de vendas da noite para o dia.

 

Agora, se este é o seu primeiro ano empreendendo, estipule uma meta factível e a trabalhe progressivamente, de acordo com a resposta do mercado. Exemplo: se você vai vender ovos de páscoa, defina que vai obter como lucro R$ 2 mil (que é um valor fácil) e compre mais chocolate e ingredientes a partir das novas encomendas que receber.

 

Estratégia de vendas

 

Não adianta: o brasileiro tem como costume deixar tudo para a última hora. E esta regra também se aplica, claro, às compras relacionadas às datas comemorativas.

 

E este costume, claro, afeta e muito a sua produção, que se limita apenas a pedidos pontuais.

 

Para evitar que isso aconteça e aumentar seus ganhos, invista em estratégias de marketing para antecipar vendas.

 

Uma delas: oferecer condições para quem encomendar (e pagar pelo menos 50% – não aceite encomendas sem sinal, ou a cliente vai desistir da compra por QUALQUER motivo) com antecipação.

 

Por exemplo: a pessoa que compra um kit de sabonetes para o Natal em outubro pode ganhar um pequeno brinde e pagar um pouco mais barato (um desconto de 5% ou 10%).

 

Você também pode fazer sorteios um ou dois meses antes da data comemorativa e, após o resultado, oferecer descontos para os participantes da ação.

 

Quando você faz uma rifa, você vende 100 números para pessoas diferentes, das quais só uma se sagra vencedora. Para as outras 99, você pode fazer um trabalho de relacionamento, dizendo: “A fulana foi a sorteada, mas tenho uma condição especial para você. Se você encomendar seu ovo até dia X (um mês antes da Páscoa), você terá 10% de desconto e ainda ganha mais um ovo de 250 gramas”.

 

Assim, além de já garantir uma receita interessante (a venda de 100 números a R$ 10 te traz R$ 1.000), você ainda cria a oportunidade de fazer 99 vendas um mês antes da Páscoa.

 

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Camila Bez

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação e do empoderamento econômico.

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