Colunas Finanças

Procrastinação financeira: como se livrar dela

Agora que já sabemos o porquê estamos adiando a organização de nossas finanças é hora de mudar isso e se livrar da Procrastinação!

Agora que já vimos os principais motivos que te levam a procrastinar e detonar com sua organização financeira, vamos aprender a varrer essa danadinha para o lixo de vez!

O primeiro passo você já está dando que é o de reconhecer e pensar a respeito desses comportamentos que te levam a procrastinar na hora de organizar as finanças.  Ao refletir sobre essas questões e ver com clareza, você já começa a criar um novo padrão de relacionamento com o dinheiro. Se você já sabe o pensamento que está te atrapalhando, esse é o momento de começar a criar a possibilidade de pensar diferente.

E o segundo passo é tornar essa possibilidade uma realidade: vamos criar novos pensamentos que tragam a motivação que você precisa. E para isso faremos um exercício dividido em 4 partes. Vamos lá?

Parte 1)

Faça uma lista de cinco consequências da sua desorganização financeira, tudo que acontece na sua vida por você não estar dando a devida atenção para as finanças. O que você está deixando de ser, ter e fazer exatamente por que está vivendo uma vida bagunçada financeiramente?

Faça agora essa lista de cinco itens e só depois disso passe para a próxima etapa do exercício. [Não pule essa etapa, isso é importante para você]

Parte 2)

Você vai agora fazer uma lista de cinco desejos que você tem na sua vida que poderiam se realizar se você tivesse sua vida financeira em ordem, coisas que você quer pra sua vida, mas não consegue trazer porque nunca tem dinheiro, porque só vive para pagar contas, porque suas finanças estão uma bagunça.

Pense no que já seria possível esse ano. O que você gostaria de ser, ter e fazer e que você acredita ser possível se você viver uma vida financeira equilibrada e feliz?

Faça agora essa lista de cinco desejos que serão possíveis ao ter dinheiro e só depois passe para a próxima etapa do exercício. [Mais uma vez não pule essa etapa…]

Parte 3 )

Faça uma lista de seus (e do negócio) cinco principais valores. Aquelas coisas que te movem, que norteiam seus movimentos e ações, que são importantes para você ter em sua vida. Use mão destas perguntas para te ajudar: O que são as suas verdades e crenças? O que você defende? O que te deixa acordado de noite? O que te faz dormir em paz? O que você realmente quer?

E quais desses valores você tem alimentado ou deixado de alimentar, em função da falta de dinheiro?

Faça agora uma lista dos cinco valores que você conseguirá aumentar sua proporção na sua vida se você conseguir alinhar suas finanças?

Parte 4)

Olhe para essas 03 listas e responda: quais dessas duas vidas você quer viver? A vida das 15 consequências (sua vida atual) ou a vida que oferece os seus 5 desejos e 5 valores em forma de realidade? E a partir dessa resposta, analise qual o primeiro, pequeno, porém importante passo que você pode dar já essa semana para começar a organização das finanças? Defina esse passo, defina um prazo e mãos à obra!

Não precisa ser nada grandioso. As mudanças acontecem com pequenas atitudes.

Com esse exercício, você está trabalhando a motivação certa para organizar suas finanças. Isso é fundamental para que você se anime a criar o futuro que você realmente deseja.

Faça os exercícios, e me conte como foi! Você fala comigo diretamente no whatsApp usando esse link: http://bit.ly/AlineMadeira

Um beijo e até!

Aline Madeira

Aqui você não ficará mais no vermelho. Aline Madeira é coach financeira e vai trazer dicas e reflexões para que você cuide melhor das suas finanças, sejam elas pessoais ou da empresa.

Você também vai gostar de

Posts populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *