Uniforme, cartão de visita, páginas nas redes sociais: não é frescura, é marca
Numa viagem recente, procurei no Tripadvisor a recomendação de um restaurante que fosse gostoso a um preço acessível (turista sempre entra em roubada, não queria ser mais uma). Eu e meu marido nos vimos em frente a uma casa um tanto estranha, estava escuro à noite, frio, uma rua meio deserta… Ficamos com um pouco de receio. Arriscamos (turista, né, gente?). E não nos arrependemos! O lugar era mesmo incrível e voltamos mais uma noite para jantar lá. Mas se não houvesse uma mínima recomendação externa (e, no caso, uma ótima recomendação!), jamais teríamos decidido parar ali.
É claro que esse é um daqueles casos que fogem à regra. Se você é uma empreendedora que precisa de visibilidade, quer aumentar suas vendas e tem que construir uma reputação, nem pense em adotar a estratégia do restaurante famoso e perdido na névoa que eu citei aqui em cima. E, no caso das empreendedoras solo – aqueles que começam a empresa sozinha, pode parecer frescura, mas é ainda mais importante criar uma boa imagem de empresa.
Credibilidade
No mercado pet, faz toda a diferença ser apenas a “moça dos cachorros” ou a Ana da Cão Vivência. Chegar para conhecer um cliente uniformizada desde o primeiro dia de empresa me fez ver sorrisos de alívio e ouvir frases como: “nossa, vocês têm até uniforme, que bacana”. No caso, o “vocês” era eu, eu mesma e euzinha. E o uniforme me dava credibilidade desde a chegada na portaria dos condomínios até a contratação dos clientes.
Quem está sempre segurando uma coleira ou um pet no colo precisa ter cartões de visita à mão. O famoso discurso de elevador, em que você tenta explicar o que faz e vender seu peixe, acaba sendo um tanto automático quando um tutor vê seu uniforme e um bichinho de estimação no seu colo. Basta um sorriso, meio minuto de boa apresentação e um cartão na mão da pessoa. Bingo.
Pessoa Física x Pessoa Jurídica
E nada de usar seu perfil pessoal nas redes para fazer negócios. Faça uma página de empresa. Se a sua ainda não tem um nome, nem que seja para nomeá-la: “Maria de Tal – Passeadora de Cães”. Ter uma página oficial não é frescura. É marca.
Não espere seu cliente acreditar apenas na sua Pessoa Física: sua aparência, seu sorriso ou o que você vai dizer. Ele já deu uma boa olhada na internet, procurou recomendações e, até chegar à casa dele e ser recebido para uma entrevista final antes de fechar o serviço, tem um bom caminho de credibilidade que você precisará percorrer. Criar uma aparência de empresa, uma Pessoa Jurídica, ajuda a mostrar que você não está para brincadeira: seu projeto é sério e você vai dar o melhor de si.