Já pensou em ser mãe, trabalhar na área financeira de uma metalúrgica e ainda empreender? Pois esta é a rotina da paulista Tania Araújo, que levanta todos os dias às 5h para conciliar todas as tarefas. Afinal, ela nunca exerceu apenas uma atividade a longo da carreira.
Apesar de ter emprego fixo, ela lembra que nunca conseguiu ter só um trabalho. “Já vendi lingerie, perfumes, utensílios de plástico. Um dia uma pessoa me ligou perguntando se eu gostaria de revender produtos diferentes. Ela então me visitou e levou difusores e sabonetes líquidos. Só que os valores eram altos e eu não conseguia colocar uma comissão sobre o preço. Aí comecei a pesquisar o segmento, fiz um curso para saber como era a produção e encontrei uma boa ideia para desenvolver.”
Formada em Relações Públicas, Tania conta que atuou como assessora de imprensa por muito tempo e até chegou a trabalhar, durante um período, como autônoma. “Também promovia eventos empresariais e ambas as atividades me realizavam, porque eram trabalhos muito divertidos. Porém, devido à necessidade familiar, decidi ajudar meu pai na metalúrgica”, conta.
Rotina intensa
Mas para quem pensa que desenvolver as três jornadas de trabalho da empreendedora de 49 anos é simples, ela mostra que o dia a dia é bastante puxado. “Em alguns momentos acabo sacrificando a família. Quando recebo um grande pedido ou em época de Natal, trabalho até 1h ou 2h. Também moro em apartamento e tenho um espaço pequeno para produzir. Invariavelmente acabo usando outros espaços da casa”, comenta.
A produção dos sabonetes e difusores da Empório Luz começou como uma terapia e renda extra. Mas Tania quer consolidar o negócio, abrir uma loja e poder dizer que se sustenta do retorno financeiro da pequena empresa. “Quero vender os produtos e oferecer cursos de saboaria e artesanato em geral, para atender não só o público que tenha condições, mas também pessoas que querem produzir tanto quanto eu. Artesanato é uma área tão ampla que tem espaço para todo mundo.”
Ainda que não seja sua principal fonte de renda e também que ela tenha de trabalhar nas horas vagas, Tania revela que o esforço vale a pena, especialmente porque ela gosta de sentir a receptividade dos clientes ao receberem o produto, já que o grande diferencial do negócio é a personalização. Assim, ela investiu em bazares, para expor a marca e torná-la mais conhecida nos finais de semana, atividade que não pode fazer sempre porque ela ainda se dedica ao trabalho voluntário, como visitar abrigo de crianças e idosos e também entregar lanches na rua.
Um dos investimentos que Tania fez para atingir metas foi um workshop com a Alice Santos Cezar (lembra dela?) e na ocasião ela descobriu o autoconhecimento. “O processo de coaching foi essencial para mim. Hoje não tenho vergonha de falar dos meus produtos, de não me sentir mal só por trabalhar à noite. E daí que só trabalho a Empório à noite? Me dedico à empesa e em todo tempo que tenho estou buscando me colocar. Desde o coaching, tudo mudou, até a logo”, diverte-se.
Agora ela vai investir em formações de marketing olfativo, a fim de que os produtos proporcionem sensações aos clientes, para potencializar ainda mais o grande diferencial da Empório Luz: as essências e sabonetes personalizados.