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8 erros que toda empreendedora já cometeu nas vendas

Quer fazer seu negócio voar alto? O primeiro passo para isso é dominar a área de vendas, que é a que garante, de fato, o sucesso da sua empresa. 

E uma das formas de dominar esta arte é justamente aprender o que NÃO fazer no processo de conquista do cliente.

  1. Achar que amigos, parentes e familiares vão super comprar de você 

Uma das formas mais eficientes de falir o seu negócio é basear sua projeção de vendas em familiares, parentes e amigos. Sim, pode até ser que eles comprem uma vez “para te ajudar”, mas saiba que será muito mais comum que eles prefiram comprar de outras empresas do que de você. Por isso, Maria, seja profissional e baseie as suas vendas em como o seu produto oferece soluções para o mercado.

  1. Esperar que o produto se venda sozinho

Tem muita gente que abre uma loja em um ponto sem grande circulação de pessoas e simplesmente espera que o negócio seja um sucesso. Nada disso: para ter um volume expressivo de vendas, você precisa ter estratégia e conhecer bem o seu público-alvo.

  1. Não conhecer seu público-alvo 

A pessoa que compra de você costuma ter um perfil específico. Quando você conhece este perfil, consegue entender a dor do cliente e projetar ações para atingir mais e mais pessoas com o mesmo perfil, que também têm as mesmas dores e podem comprar de você. Então, traga como sua maior estratégia de negócio conhecer o seu cliente!

  1. Não resolver a dor do cliente

Um dos melhores gatilhos para fazer o cliente comprar de você é a dor. Quando o cliente reconhece a própria dor, ele costuma, inclusive, não se ater a preço, mas sim na solução definitiva do seu problema. Acredite: quando ele tem uma dor e você a resolve, ele vai pagar o que você pedir, porque ele reconhece o seu valor. Mas se você não resolver dores, você não conseguirá colocar este sendo de urgência no cliente.

  1. Ter um preço fora da realidade

Cinco anos atrás, uma empreendedora participou em um evento em um coworking para vender brownie a R$ 10 o pedaço. No entanto, ela não reparou que estava em uma das regiões mais nobres de São Paulo e que, mesmo assim, todas das lojas especializadas no entorno do coworking vendiam o mesmo mais barato. Por isso, Maria, conheça os seus concorrentes e tenha um preço justo, mas competitivo.

  1. Não ter um bom canal de vendas

Tem muita empreendedora que acha que vender é postar uma arte no Facebook e Instagram e esperar que a mágica aconteça. Mas não é bem assim. Pelo contrário: as pessoas entram nas redes sociais para se divertir, não para comprar. As comprar se tornam uma consequência de um bom trabalho que você faz nas redes. Por isso, encontre o canal de vendas que mais tem a ver com o seu produto e invista nele, além de adotar estratégias de vendas específicas para o seu negócio. 

  1. Não ter relacionamento com as clientes

A cliente que compra de você, se bem atendida, vai comprar de novo. Por isso, invista no relacionamento com as clientes. Tenha um interesse genuíno por elas e não entre em contato apenas quando precisa vender, mas para ajudar, trocar informações e experiências.

  1. Não ter estratégia

De nada adianta ter um bom produto se você não souber vendê-lo. Por isso, dedique-se a criar estratégias que geram oportunidades de vendas. Inspire-se nas grandes lojas de departamento, que fazem semanais temáticas, eventos exclusivos, descontos e etc, tudo para gerar no consumidor aquele sentimento de “se você não comprar hoje, nunc mais terá esta oportunidade”.

Camila Bez

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação e do empoderamento econômico.

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