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Empoderamento do consumidor e colaborador: a lição da Avianca

Até o fim deste ano, o Brasil terá um smartphone por habitante, de acordo com o levantamento da Fundação Getúlio Vargas. Mas o que este número quer dizer? Que o poder está, de vez, na mão do consumidor. Afinal, praticamente ninguém mais faz alguma compra sem antes verificar as recomendações do produto na Internet, comparar preços e custo-benefício, entre outras informações.

A Avianca soube entender que esta tendência de valorizar o consumidor (interno ou final) veio para ficar. E por isso lançou, na última terça-feira, sua nova campanha: Quem voa, ama, em que os protagonistas do comercial são os clientes e também comissários e funcionários da empresa. Aliás, em vez de comercial, a campanha também inovou ao deixar o tradicional modelo publicitário de lado e focou no conteúdo. Confira o vídeo:

https://youtu.be/RtPwS2ZlPCY

Saem os modelos e entram os reais consumidores. O consumidor Carlos Henrique Almeida, que apenas este ano voou mais de seis vezes pela companhia, estrelou as campanhas publicitárias e também foi homenageado pela companhia com uma réplica de uma aeronave e um cartão gold do programa de fidelidade da companhia. “Esta campanha tem mais emocional, porque acreditamos em construir uma linha emocional com o cliente”, defende Flávia Zülzke, gerente-geral de Marketing.

Ainda de acordo com a gerente-geral, a campanha AviancaLovers, que marca o novo posicionamento da companhia, partiu das redes sociais.

Valor, não preço

Em tempos de crise, uma das principais preocupações dos empreendedores em geral é o preço. Isso porque fica cada dia mais se diferenciar da concorrência. Mas para Avianca, todo o trabalho de posicionamento da companhia é sustentado por valores, não por preço. A companhia se orgulha por deter a frota mais jovem do País e também de ser a única empresa que, ainda que o número de passagens aéreas teve queda em 2016 em todo o Brasil, registrou aumento de passageiros no ano passado.

Tarcísio Gargioni, vice-presidente da Avianca Brasil, confessa que o preço das passagens praticado pela companhia é superior ao das concorrentes. Porém, Gargioni comemora que a empresa é a que registra o maior índice de ocupação dos assentos nas aeronaves, feito que ele atribui ao investimento em qualidade oferecidos aos passageiros.

Camila Bez

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação e do empoderamento econômico.

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