Vendas

7 dicas para perder o medo de vender

Dez entre dez empreendedoras brasileiras enfrentam o mesmo medo na gestão do negócio: o de vender. 

E as vendas são uma das maiores e principais dificuldades de quem decide ter o seu próprio negócio, tanto é que o nível de falência no primeiro ano de negócio gira menor de 90% das microempresas e chega a 95% nos cinco primeiros anos de atividade da empresa. 

Para não virar estatística, Maria, siga as estratégias a seguir e garanta o futuro do seu negócio. 

  1. Normalize a rejeição 

Você sabia que somos expostos a mais de 2.500 anúncios por dia? E quantas dessas ofertas nós aceitamos? Geralmente nenhuma. Por isso, Maria, entenda que a rejeição faz parte do processo de vendas. Afinal, é normal que a cada 100 pessoas que você aborda, 10 se interessem pelo seu produto e duas, de fato, o comprem. 

  1. Acredite no potencial do seu produto

Graças à Internet, podemos encontrar uma série de produtos para os mais diferentes tipos de demanda, basta que saibamos nos posicionar para que o nosso potencial cliente nos encontre.

  1. Dê atenção à sua saúde emocional

O processo de vendas é desgastante mesmo e pode atingir traumas de rejeição e abandono originados ainda na infância. Por isso, Maria, é importante dar atenção à sua saúde emocional, a fim de garantir que o dia a dia das vendas não desencadeia emoções que venham a te desanimar ou até mesmo paralisar. 

  1. Não leve o não para o lado pessoal

A pessoa que rejeita o seu produto não o faz porque ele é ruim ou porque não confia no seu profissionalismo. Ela simplesmente  ao precisa dele, assim como você não precisa de várias coisas que te oferecem todos os dias. E está tudo bem. Não leve a rejeição para o lado pessoal, a fim de proteger sua saúde mental.

  1. Aprimore seus produtos sempre

Produtos se tornam obsoletos, não adianta. Assim, é importante que você acompanhe tendências e se adapte dentro do que for possível. Também tenha senso crítico para não aceitar tudo o que surge por aí, pois também há muita “tendência” que não passa de especulação.

  1. Tenha constância 

Vender precisa ser um processo diário. Afinal, as maiores empresas que conhecemos estão funcionando todos os dias, não? Na Internet, então, a disponibilidade dos e-commerces é de 7 dias por semana, 24 horas por dia. Então, Maria, dedique-se algumas horas do dia para criar estratégias, colocá-las em prática e vender.

  1. Tenha paciência 

Ainda que você precise vender X produtos por dia, pode ser que este número não seja atingido. Assim, além de ter constância, você precisa ter paciência, pois é muito comum que clientes levem dias para decidir comprar o produto e isso também faz parte do processo.

  1. Valorize o cliente certo

Sabe o que o cliente errado faz? Ele acha seu produto caro, fala mal do produto, não valoriza o seu trabalho, questiona a sua credibilidade, acha que está fazendo um favor ao comprar de você. E a lista continua. Então, saiba que é melhor vender menos, mas para o cliente certo, a vender um mundo de produtos para clientes errados e ter a dor de cabeça de lidar com a lista de reclamações acima.

Camila Bez

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação e do empoderamento econômico.

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