Dez entre dez empreendedoras brasileiras enfrentam o mesmo medo na gestão do negócio: o de vender.
E as vendas são uma das maiores e principais dificuldades de quem decide ter o seu próprio negócio, tanto é que o nível de falência no primeiro ano de negócio gira menor de 90% das microempresas e chega a 95% nos cinco primeiros anos de atividade da empresa.
Para não virar estatística, Maria, siga as estratégias a seguir e garanta o futuro do seu negócio.
- Normalize a rejeição
Você sabia que somos expostos a mais de 2.500 anúncios por dia? E quantas dessas ofertas nós aceitamos? Geralmente nenhuma. Por isso, Maria, entenda que a rejeição faz parte do processo de vendas. Afinal, é normal que a cada 100 pessoas que você aborda, 10 se interessem pelo seu produto e duas, de fato, o comprem.
- Acredite no potencial do seu produto
Graças à Internet, podemos encontrar uma série de produtos para os mais diferentes tipos de demanda, basta que saibamos nos posicionar para que o nosso potencial cliente nos encontre.
- Dê atenção à sua saúde emocional
O processo de vendas é desgastante mesmo e pode atingir traumas de rejeição e abandono originados ainda na infância. Por isso, Maria, é importante dar atenção à sua saúde emocional, a fim de garantir que o dia a dia das vendas não desencadeia emoções que venham a te desanimar ou até mesmo paralisar.
- Não leve o não para o lado pessoal
A pessoa que rejeita o seu produto não o faz porque ele é ruim ou porque não confia no seu profissionalismo. Ela simplesmente ao precisa dele, assim como você não precisa de várias coisas que te oferecem todos os dias. E está tudo bem. Não leve a rejeição para o lado pessoal, a fim de proteger sua saúde mental.
- Aprimore seus produtos sempre
Produtos se tornam obsoletos, não adianta. Assim, é importante que você acompanhe tendências e se adapte dentro do que for possível. Também tenha senso crítico para não aceitar tudo o que surge por aí, pois também há muita “tendência” que não passa de especulação.
- Tenha constância
Vender precisa ser um processo diário. Afinal, as maiores empresas que conhecemos estão funcionando todos os dias, não? Na Internet, então, a disponibilidade dos e-commerces é de 7 dias por semana, 24 horas por dia. Então, Maria, dedique-se algumas horas do dia para criar estratégias, colocá-las em prática e vender.
- Tenha paciência
Ainda que você precise vender X produtos por dia, pode ser que este número não seja atingido. Assim, além de ter constância, você precisa ter paciência, pois é muito comum que clientes levem dias para decidir comprar o produto e isso também faz parte do processo.
- Valorize o cliente certo
Sabe o que o cliente errado faz? Ele acha seu produto caro, fala mal do produto, não valoriza o seu trabalho, questiona a sua credibilidade, acha que está fazendo um favor ao comprar de você. E a lista continua. Então, saiba que é melhor vender menos, mas para o cliente certo, a vender um mundo de produtos para clientes errados e ter a dor de cabeça de lidar com a lista de reclamações acima.