A primeira decepção na vida de Natalia Martins, dona da Natalia Beauty, veio do pai. Quando ela era ainda criança, ele afirmou que “o mundo não é tão colorido”, frase que trouxe um conflito para a agora empreendedora, que se descreve como uma pessoa que ama viver e que enxerga, sim, cores em tudo o que faz e acredita.
Não foi à toa que ela provou ser possível criar um universo todo cor de rosa. Hoje a Natalia Beauty, empresa especializada em nanopigmentação e escola de capacitação para empreendedoras da área da beleza, tem cinco unidades de negócio, além de filiados nos Estados Unidos e Portugal. E nas redes sociais, ela se consolidou como uma das principais influencers de negócios e beleza e soma mais de 10 milhões de seguidores apenas no Instagram.
Natural de São Paulo, Natalia conta que aprendeu a empreender com o pai, na área alimentícia. Com ele, ela trabalhou durante 10 anos e chegou até a madrugar para comprar frutas e verduras às 5h para abastecer as empresas. “A vida inteira meu pai teve bar, restaurante self-service, pizzaria, choperia…. Meu pai é português e teve padaria durante um tempo da vida”, conta ela.
Apesar da parceria nos negócios, o relacionamento entre pai e filha enfrentava desafios. Natalia se queixa que o fato de ele ser muito controlador, o que era ótimo para os negócios, também se refletia na vida pessoal. Ela não podia sair de casa ou mesmo dormir fora, entre outras restrições. A solução? Sair de casa. Aos 25 anos se casou e, já no ano seguinte, em 2014, nasceu a primogênita.
Novos ares
Com o matrimônio, o estado civil não foi a única coisa que mudou na vida de Natalia. Ela trocou a capital paulista por São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, onde teve de se reinventar, “Minha ideia era fazer o curso de micropigmentação para aprender a fazer retoques e atuar como uma gerente normal em clínicas de estética. Não foi o que aconteceu. Fiz o curso, me apaixonei pela área e por cuidar das pessoas”, continua a empresária.
Em um relacionamento abusivo, a união teve fim após uma traição de Natalia, fato do qual ela não se orgulha. “Foi um grande aprendizado para mim. Ele descobriu e me expulsou de casa e da cidade. Estava com uma filha pequena e endividada, porque eu tinha dívidas contraídas antes do casamento”, lembra ela, que teve de voltar a morar com os pais, em Santana do Parnaíba, em 2017.
De volta ao lar
Novamente em São Paulo, Natalia não pensou em voltar a trabalhar na empresa familiar. Dessa vez, ela alugou uma pequena sala na Avenida Rebouças, para dar continuidade à empresa na área de estética. “Alugar aqui foi difícil, porque o proprietário da casa olhou para mim, viu uma menina de pijama, né, porque eu trabalho de pijama, endividada… Eu sabia que daria certo, só precisava de um tempo, de uma chance. Aí, ele não queria alugar para mim, a não ser que eu desse seis meses de aluguel antecipado.”
Natalia conseguiu alugar o sonhado espaço graças à intervenção da filha do proprietário, que conhecia “a empreendedora de pijama” na internet e facilitou a formalização do contrato.
A empresária, no entanto, se sentia no fundo do poço. “Tem uma frase do Napoleão Hill que diz que ‘todo fracasso carrega consigo a semente de um sucesso equivalente ou maior’. Onde que está a dificuldade das pessoas: em iniciar. Cheguei lá no fundo do poço, fiquei nua no sentido de toda armadura que eu vestia, tipo de esposa perfeita, de não poder te trair, ser uma mãe perfeita, se foi. Falei: ‘Bom, já estou daqui e não tem como piorar, o que que eu vou fazer agora?'”, lembra.
Encantamento
A volta por cima veio a partir do trabalho duro. Inicialmente, a empresária atendia clientes em longas jornadas. Mas ela logo começou a se diferenciar por investir em diversas estratégias de marketing, para encantar o cliente e se diferenciar no mercado. O primeiro desses elementos é o pijama.
“Todo mundo trabalha de pijama aqui na clínica. É um uniforme, mas é um pijama. Nos cursos, dou aula de pijama e presenteio os alunos com um pijama, porque a ideia inicial era quebrar um padrão, mas fez com que os alunos se sentissem iguais. Há alunas que sempre estão bem arrumadas e outras que venderam tudo para investir no curso. O pijama põe fim a esta desigualdade, pois todos vestem o pijama mágico. O pijama virou até um personagem, que entrega uma carta aos alunos. O pijama hoje é uma marca muito forte”, garante Natalia.
Marketing
A Natalia Beauty Group também tem como diferencial proporcionar experiências estimulando os cinco sentidos, a fim de gerar memórias afetivas nas clientes e alunas. Além de aroma próprio, quem visita qualquer unidade da empresa toma cappucino com nutella, ouve uma música ambiente agradável, depara-se com paredes de flores. “Até a pessoa que passa na rua conhece a casa rosa, mesmo sem saber que é uma empresa de nanopigmentação”, comemora a líder.
Já como estratégia de marketing, uma das apostas da empresária é a Missão Pós Confinamento, em que proporciona alinhamento de sobrancelha, pigmentação, depilação facial e hidratação labial com ácido hialurônico aos participantes eliminados do Big Brother Brasil (BBB) antes do famoso café da manhã com a Ana Maria Braga.
Por fim, é a própria empresária que responde as milhares de mensagens que recebe nas redes sociais. Mesmo que demore para respondê-las, esta dedicação faz com que ela tenha uma exímia percepção de quem é o cliente, além de criar conexão com ele. “Inspiro as pessoas, mas são elas me inspiram muito mais”.
Além da beleza
“A nossa principal motivação não pode ser dinheiro. Ele é consequência de um trabalho bem feito, com dedicação e empenho”, defende a empresária. Assim, Natália têm consciência sobre a sua responsabilidade social e desenvolve diversos programas para impactar e incluir diferentes grupos de pessoas.
A micropigmentação gratuita para a reconstrução da auréola em mulheres que fizeram mastectomia (retirada do mama) causada pelo câncer é um dos projetos da empresa. “Quero lançar um curso gratuito para quem tem síndrome de down, fazer uma turma bem bonita, um curso bem bonito para dar motivação e atenção para essas pessoas.”
Criativa e enérgica desde criança, Natalia está sempre inovando dentro e fora da área da beleza. Em novembro de 2021, ela, que é apaixonada por cerveja, lançou a The Beauty Academy, cerveja rosa com sabor de amora, comercializada nas unidades da clínica na época.
Diante de tanta autenticidade, Natalia Martins conta que não se preocupa com a concorrência. Isso porque ela defende a profissionalização da área da beleza, até porque são esses empreendedores que transformam a vida de muitas pessoas. “Não acho que são cópias, mas inspirações de um negócio que deu certo. E eu falo para os concorrentes: ‘Não queiram competir comigo, porque eu também quero que vocês ganhem‘”, finaliza.
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