Sempre que alguém, me pergunta qual o caminho ou como iniciar o trabalho na área de confeitaria, costumo responder com a seguinte frase: “Comece de onde você está, use o que você tem, faça o que você pode”. Em resumo, não espere ter a batedeira top de linha ou uma cozinha super equipada para iniciar sua produção e vendas.
Minhas dicas são:
1. Tenha foco
Inicialmente decida com qual produto quer trabalhar: bolos da vovó, bolos confeitados, brigadeiros, docinhos, cupcakes. De início, o ideal é ter um cardápio mais enxuto e, com o passar do tempo, acrescentar mais variedade, tanto em sabores, quanto em opções.
2. Comece com o que tem
Use e abuse do que você tem. Forno, batedeira, liquidificador, formas entre outros. Deixe para investir aos poucos, de acordo com demanda de pedidos.
3. Valorize seu trabalho
Pesquise seu público-alvo e os locais de venda que tenham melhor aceitação ao seu produto. Salão de cabelereiros, feiras artesanais, vizinhos e amigos, na maioria das vezes, são nossos primeiros clientes. Mas atenção: não caia na armadilha de vender seus produtos “baratinho” par formar clientela e então começar a cobrar um preço justo pelo seu trabalho. Isso é um tiro no pé e primeiro passo para quebrar em dois tempos. Calcule, faça a ficha técnica, invista em matéria-prima de qualidade e divulgue seus produtos sem desvalorizá-los.
4. Organização financeira e resiliência
Se atente para o dinheiro em caixa. Não saia gastando desordenadamente, com você e família. Esse é o momento de poupar e reinvestir. Segundo estudos, o tempo para começar a ver o lucro é de 2 a 5 anos. Persista, com consciência, disciplina e muito trabalho.
5. Não desvie a atenção da sua meta
Trace um objetivo, foque nele e siga. Nada de ficar pedindo opinião a todo mundo ou até mesmo ficar perdendo tempo e energia em ficar ouvindo frases que só te desmotivam.
6. Organização é tudo
Tenha sempre em mãos uma agenda ou planilha para anotar todas informações relevantes e encomendas. Registre o nome do cliente, telefones, endereço, e-mail, detalhes do pedido como tamanho do bolo, tipo de decoração, recheios escolhidos, data e horário da entrega.
7. Preze pela excelência
Adquira sempre matéria-prima de primeira qualidade. Não economize na escolha e compra da farinha, chocolate, manteiga, leite, entre outros.
8. Invista em você
Estude, pesquise e invista em cursos. Não se acomode, porque a área de confeitaria, além de ser muito ampla, tem sempre novidades. Temos um aporte muito grande vindo de bons profissionais que ministram cursos presenciais, on-line e até mesmo gratuitos. Invista!
9. Separe os utensílios
Deixe sempre seu ambiente de trabalho limpo e organizado. Como no início usamos a cozinha de nossa casa, separe alguns utensílios (panelas, talheres entre outros) somente para o seu negócio. Separe prateleiras para armazenar, as matérias-primas e o quanto antes tenha uma geladeira somente para armazenar sua produção e ingredientes.
10. Cuidados essenciais
Para finalizar, se estiver com medo, coloque-o no bolso e vai, encare-o. Nada é fácil, não existe milagres. As conquistas são graduais e vem por meio de muito trabalho, esforço e abdicação. Produza seus produtos com amor e responsabilidade. Procure pela sua identidade, evite cópias de outros colegas de profissão, busque seu diferencial.
Capriche nas embalagens. Fotografe cada produto produzido, mas observe o ambiente em volta. Nada de fazer o registro em mesas sujas, pias com louças empilhadas. Escolha um local com uma boa luminosidade, acreditem faz uma diferença enorme no resultado final. Atenda seu cliente como gostaria de ser atendido. Dê total atenção a ele, nada de ficar mexendo no celular, falando ao telefone ou andando de um lado para o outro enquanto o cliente fala com você. Sempre o atenda com um sorriso no rosto, saudando o seu dia e se colocando à disposição para auxiliar na melhor escolha, para atender seu evento e expectativas.
Gostou dessas dicas?! Curta, compartilhe, salve e guarde.
Muito sucesso a você nessa empreitada que inicia. Tenha foco e boas vendas!
Abraços