Os amantes de gatos estão em busca de novidades para seus bichanos. Sua empresa está pronta para conquistar esses clientes?
Se antes os bichanos levavam fama de independentes, desapegados e até esnobes, os gatos estão conquistando a realeza e devem ultrapassar o número de cães em breve. Segundo levantamento feito pelo IBGE, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), a população de felinos cresce 8% ao ano e já soma mais de 22 milhões de pets só no Brasil.
Cada vez mais, os donos estão se preocupando com a qualidade de vida dos gatinhos, o que incluiu evitar as famosas escapadas e mantê-los livres de acidentes nas ruas, doenças e outros perigos. Com maior convivência no ambiente interno, os gatos têm mostrado também que são altamente adaptáveis e gostam, sim, de uns bons mimos.
Novas demandas
Além disso, a falsa ideia de que gatos “se viram” e não precisam de cuidados também já caiu por terra. Por isso, aumenta a busca dos seus tutores por tratamento veterinário adequado, supervisão constante durante viagens e atividades que permitam a eles gastarem energia em ambientes internos. Se a sua empresa tem esse tipo de cliente na mira, fique de olhos em alguns produtos e serviços que já se tornaram tendência entre os gateiros:
Gatificação de ambientes: gatos precisem de lugares onde possam escalar, arranhar e se esconder. Essas três atividades permitem a eles exprimirem comportamentos naturais da espécie, trazem bem-estar e melhoram a convivência com os outros integrantes da casa, sejam humanos, caninos ou de outra espécie. Empresas que fornecem arranhadores, tocas e prateleiras que possam ser habitadas pelos gatos com segurança são a grande aposta do momento.
Brinquedos de enriquecimento ambiental: Gatos são caçadores por natureza e precisam de estímulo para se manterem ativos. A caça também aumenta a atividade física e evita a obesidade. Por isso, o básico ratinho de pelúcia não costuma ser suficiente. Brinquedos que permitam a eles caçarem petiscos e gastarem energia mental são uma ótima pedida.
Babá de gatos: o serviço de cat sitter (ou babá de gatos) ajuda a acalmar os bichanos durante as viagens de seus tutores. Como são territorialistas, os gatos não costumam se sentir bem fora do seu ambiente, daí a necessidade de ter alguém atendendo em domicílio para que eles tenham comida, higiene, brincadeiras e carinho. Esse tipo de serviço evita o estresse o animal na ausência dos donos, demarcação de territórios, destruição de objetos e até mesmo o aparecimento de doenças por baixa imunidade – consequência de longos períodos sozinho.