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Você tem um negócio. Você acredita?

Muito se tem falado sobre importantes questões em torno do empreendedorismo, muitas informações e cursos de extrema importância sobre ótimas práticas, processos e tudo o mais que certamente contribui para os melhores resultados. Mas quem diria que tudo isso precisa de algo aparentemente tão simples para, de fato, fazer sentido e minimamente prosperar!

É ao longo de toda uma trajetória em que tenho tido a oportunidade de acompanhar vários negócios se estruturando e se reestruturando, dos mais diversos tipos e tamanhos, e principalmente vendo tantas iniciativas nascendo, que pude observar algo peculiar e até curioso: quantos são os líderes de negócios que não têm total consciência sobre seu papel no negócio. Ou ainda mais curioso: não acreditam no próprio negócio e até mesmo não querem tê-lo!

Quem nunca ouviu alguém com uma empresa aberta ou iniciando alguma atividade empreendedora dizer: “Vou fazendo… se der certo, continuo, senão, desisto”?. Claro que não há algo de errado em se mudar de ideia, em desistir e não insistir em algo que se descobre não fazer mais sentido, mas o grande ponto está em uma postura bastante sutil que ouvi resumida na fala de alguém nos últimos tempos:

 “Não faça se der certo, mas faça até dar certo!”.

Naturalmente devemos considerar todos os limites de uma situação em uma análise racional do processo de empreender e/ou liderar, mas o mais relevante nesta simples frase é o quanto isso impacta na postura de quem está empreendendo e pode ser determinante sobre o sucesso e o fracasso de um negócio.

O ponto é: enquanto você se propõe a empreender ou a se dedicar a um projeto específico, você precisa essencialmente acreditar e ver real sentido nele, senão, as melhores técnicas de gestão e marketing do mundo falharão miseravelmente com você. É só assim que, enquanto você estiver de fato comprometido com este caminho, é preciso que já faça o seu melhor, busque oportunidades de se desenvolver ainda mais, e finalmente, que esteja extremamente atento a todo e qualquer sinal que represente a possibilidade de avançar, crescer e ampliar o seu negócio.

E é daí, de uma visão que vai se converter no tão falado e cultuado ‘mindset’, que você será capaz de sustentar comportamentos que serão cruciais para que seja, de fato, minimamente reconhecido com seriedade e autoridade na área ou no mercado em que pretender atuar, sejam eles quais forem. Neste sentido, o ciclo apenas tende a se retroalimentar e a se fortalecer.

Sendo assim, sempre que encontro líderes e empreendedores com o desafio de iniciarem um projeto ou fazerem um negócio se desenvolver, mas ao mesmo tempo noto que hesitam ou retrocedem nas primeiras adversidades próprias a toda e qualquer empreitada, por mais simples que ela pareça ser, só me resta lançar a necessidade de uma decisão que agora estendo a você também:

“Você tem um negócio… mas realmente acredita nele? E acredita em você como líder deste negócio? Você se comporta como tal? A decisão em seguir ou não é só sua e é necessária, portanto, decida e se posicione agora!”.

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