Segmento promissor, o artesanato movimenta em torno de R$ 100 bilhões por ano, o que corresponde a 3% do Produto Interno Bruto brasileiro.
Esta movimentação é gerada pelos 8,5 milhões de artesãos em todo o território nacional, especialmente por mulheres, que encontram no artesanato uma forma de gerar renda e flexibilidade para administrar diferentes demandas.
Mas não pense que empreender com artesanato é fácil. Não basta criar um produto e esperar que ele se venda sozinho. Para ganhar parte destes R$ 100 bilhões por ano, você precisa ter boas estratégias, Maria.
E a principal tática que você pode investir para se destacar no mercado e vender bastante é escolher produtos bens e lucrativos para encantar o público.
Produtos que encantam
Por isso, o Voa, Maria preparou uma lista com os produtos mais lucrativos do artesanato, para que você possa começar ou recomeçar o seu negócio e construir uma trajetória de sucesso no empreendedorismo.
Maternidade
Lembrancinhas de chá revelação ou nascimento, guirlanda de porta de maternidade, enxovais, roupinhas, kit higiene, bonecos de feltro ou crochê macios para o bebê, laços, decoração par festas. A lista de possibilidades de produtos artesanais relacionados à maternidade é longa e, na maioria das vezes, bastante promissora, especialmente quando os produtos são voltados para recém-nascidos, que é o momento em que os pais estão mais propensos a investir em produtos personalizados para marcar a chegada do bebê.
Casamentos
Celebrar a união de um casal é celebrar o amor. E esta celebração, claro, deve ser especial nos mínimos detalhes, até porque se casar ainda é o sonho de muitas pessoas. Por isso, assim como a maternidade, produtos relacionados ao casamento também tendem a ser muito lucrativos e ter demanda continuamente. Neste caso, você também venderá produtos que ajudam a tornar a cerimônia ou a festa ainda mais inesquecíveis. Aposte.
Joias artesanais
Joias feitas à mão, com materiais de alta qualidade, podem ter um alto valor agregado e ser muito procuradas por clientes que buscam peças exclusivas.
Decoração em madeira
Peças de decoração, móveis e objetos utilitários feitos em madeira são valorizados pela durabilidade, acabamento e beleza natural da matéria-prima.
Cerâmica
Vasos, louças, objetos decorativos e esculturas feitos em cerâmica são valorizados pela originalidade, qualidade e beleza das peças.
Costura criativa
Roupas, acessórios e objetos de decoração feitos à mão com tecidos e materiais de alta qualidade podem ter um grande apelo para clientes que valorizam peças únicas e personalizadas.
Esculturas em metal
Esculturas em metal são demandadas pela durabilidade, originalidade e complexidade técnica das peças.
Papelaria artesanal
Cartões, convites, agendas e cadernos feitos à mão são muito procurados por clientes que buscam um toque pessoal e exclusivo em suas comunicações e organização pessoal. Mais que isso: vender papelaria não é vender produtos, mas momentos, tendo em vista que a maioria dos pedidos serve para registrar datas especiais, como aniversários, casamentos, nascimentos ou homenagens.
Mas fique atenta, Maria
Não adianta apenas escolher um produto promissor e bastante demandado para ter sucesso. Você também precisará oferecer qualidade e preço justo, além de dominar técnicas de vendas e marketing, a fim de posicionar bem a sua empresa e fazer com que ela seja encontrada e indicada por mais e mais clientes.
Para aprender mais sobre como voar no mundo dos negócios, faça parte os grupos do Voa, Maria. Você pode fazer parte do nosso grupo de Artesanato no Facebook e também encontrar a comunidade de Compra e Venda para fazer parcerias e networking. E o melhor: é grátis.
LEIA TAMBÉM: